Dia a dia
Ciclovia da Vida: 550 mil ciclistas e dois anos sem suicídios na Terceira Ponte
A Ciclovia da Vida possui aproximadamente 3,5 quilômetros de extensão e inclui um mirante no vão central da ponte para apreciação da vista
A Ciclovia da Vida, inaugurada em 27 de agosto de 2023, consolidou-se como um percurso essencial para quem utiliza a bicicleta tanto para lazer, esporte e turismo quanto para atividades cotidianas, como trabalho e escola. Em um ano, a ciclovia, que interliga as cidades de Vitória e Vila Velha pela Terceira Ponte, registrou mais de 550 mil ciclistas. Com três metros de largura, a ciclovia permite o tráfego de dois ciclistas lado a lado, das 5h às 23h.
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Além de promover a mobilidade sustentável, a Ciclovia da Vida contribuiu para a prevenção de suicídios na Terceira Ponte. Em setembro, completam-se dois anos sem registros de suicídios na ponte, desde a instalação das grades de proteção. Mesmo antes da conclusão da ciclovia, a presença das grades já havia eliminado as ocorrências. Em 2021, foram registradas 13 mortes por suicídio na Terceira Ponte, e cinco casos em 2022, sendo setembro daquele ano o último registro.
“São mais de 500 mil viagens de ciclistas e dois anos sem casos de suicídio na ponte. A ciclovia está salvando vidas de todas as formas, seja protegendo quem iria atentar contra a própria vida, seja para quem pedala e está cuidando da sua saúde. Esta ciclovia é a mais alta das Américas, com um mirante no ponto mais alto, e se tornou um ponto turístico. Muita gente até comprou bicicleta para conhecer a ciclovia. E quem só usava a bicicleta nos finais de semana agora está indo trabalhar por conta da facilidade da Ciclovia da Vida”, afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que, inicialmente, a demanda na ciclovia era significativamente maior aos fins de semana. “Observamos agora que, depois de alguns meses, a Ciclovia da Vida se consolidou como uma rota cotidiana. Hoje, o fluxo de ciclistas durante a semana se equipara ao dos fins de semana, o que mostra que os capixabas adotaram a ciclovia tanto para lazer e esporte quanto para o deslocamento diário,” completou.
A Ciclovia da Vida possui aproximadamente 3,5 quilômetros de extensão e é exclusiva para ciclistas. O acesso à ciclovia é proibido para pedestres e motociclistas, e os ciclistas devem seguir o sentido da via na Terceira Ponte: em direção a Vila Velha, pelo lado do Convento da Penha; e em direção a Vitória, pelo lado do Morro do Moreno. A ciclovia também oferece um mirante no vão central da ponte, muito utilizado pelos usuários para uma pausa e apreciação da vista.
O acesso à ciclovia para quem sai de Vitória em direção a Vila Velha é feito sob a Terceira Ponte, nas proximidades do Tribunal de Justiça, conectando-se à ciclovia da avenida Champagnat. Em Vila Velha, o acesso se dá pela mesma avenida, na altura da rua São Paulo, com chegada em Vitória nas proximidades do Corpo de Bombeiros.
Redução no número de acidentes
Desde a entrega da obra de ampliação da Terceira Ponte, em agosto de 2023, motoristas e motociclistas contam com uma nova configuração de tráfego na via que conecta Vitória a Vila Velha. A Terceira Ponte, que agora possui três faixas por sentido, inclui uma faixa exclusiva para motos e ônibus, conhecida como Linha Verde, que tem alcançado resultados importantes na segurança no trânsito.
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Comparando o período de janeiro a julho de 2023, antes da inauguração da obra, com o mesmo período deste ano, houve uma redução de 23% nos acidentes com motos. Além disso, o número total de acidentes na ponte caiu 34%, passando de 393 para 259. O secretário de Mobilidade e Infraestrutura destacou que a Linha Verde trouxe mais segurança aos motociclistas, retirando-os dos corredores.
O atendimento às ocorrências na Terceira Ponte é feito de forma imediata pela equipe da Ceturb Rodovias, que monitora todo o trecho 24 horas por videomonitoramento e também recebe acionamentos pelo telefone 0800 979 0060. Essa prontidão é crucial para garantir a segurança e a fluidez no tráfego, minimizando os impactos dos acidentes na mobilidade urbana.
Redução no tempo de viagem
A implantação das faixas exclusivas para ônibus na Terceira Ponte resultou em uma redução significativa no tempo total de viagem do transporte público. O tempo de viagem para o usuário do Transcol diminuiu em cerca de 20 minutos, uma vez que a velocidade média dos ônibus ao percorrer a Terceira Ponte no horário de pico aumentou de 7 km/h para 40 km/h. Ao priorizar o transporte público com a Linha Verde, houve um ganho significativo em agilidade nos deslocamentos diários, tornando o transporte coletivo uma alternativa ainda mais eficiente.
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Além disso, com a Terceira Ponte passando a contar com três faixas em cada sentido, a mudança trouxe benefícios não apenas para os usuários do transporte público, mas também para aqueles que utilizam a via em carros de passeio e outros veículos. No último ano, usuários da via relataram uma redução no tempo de viagem, especialmente nos horários de pico, destacando a melhoria na fluidez do tráfego sobre a ponte.
A Linha Verde, faixa à direita da Terceira Ponte, é destinada a ônibus e motos. Táxis, carros de serviço, como viaturas e ambulâncias, e caminhões têm uso preferencial nessa via. Ao longo de toda a ponte, há placas que reforçam essas instruções. Neste último mês, o governo reforçou a sinalização horizontal da via, com a inclusão de tachinhas refletivas ao longo dos 3,5 km de extensão nos dois sentidos, pintura de duas faixas verdes no asfalto, e alguns pictogramas na Linha Verde, indicando que aquela é uma área de tráfego exclusiva.
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