Dia a dia
Ciclone pode afetar o ES? Confira como fica o clima até sábado
Aviso vale até a noite desta terça-feira (9) e prevê rajadas que podem afetar áreas litorâneas; instabilidade continua nos próximos dias

Ventos fortes na orla de Vila Velha. Foto: Danielli Saquetto
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de ventos costeiros para 23 municípios do Espírito Santo. O aviso vale até as 23h59 desta terça-feira (9).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o órgão, a intensificação dos ventos pode movimentar dunas de areia sobre construções em áreas da orla. A orientação é de atenção redobrada para moradores e visitantes em regiões litorâneas.
Ciclone extratropical influencia o clima
A Climatempo informou que, ao longo da terça-feira, um ciclone extratropical permaneceu próximo à costa do Rio Grande do Sul. A frente fria associada ao fenômeno avançou em direção ao Sudeste, mas com pouca chuva.
Na quarta-feira (10), o sistema deve se afastar para o alto-mar, enquanto a frente fria segue pelo oceano rumo ao Espírito Santo. Ainda segundo a Climatempo, os ventos fortes sobre o oceano devem provocar ondas elevadas na costa da Região Sul, exigindo atenção especial de navegantes.
Previsão para quarta-feira
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta quarta-feira (10) a passagem da frente fria aumenta a nebulosidade em todo o Espírito Santo, com leve queda nas temperaturas máximas. Não há previsão de chuva.
- Grande Vitória: aumento de nuvens, sem chuva. Vento moderado no litoral. Mínima de 19 °C e máxima de 28 °C.
- Região Sul: variação de nuvens, sem chuva. Mínima de 15 °C e máxima de 30 °C.
- Região Serrana: aumento de nuvens. Mínima de 14 °C e máxima de 29 °C.
- Região Norte: tempo firme, com mínima de 21 °C e máxima de 32 °C.
- Região Noroeste: aumento de nuvens, sem chuva. Mínima de 18 °C e máxima de 31 °C.
Tendência para os próximos dias
Na quinta-feira (11), a instabilidade diminui e o tempo fica aberto, com temperaturas em elevação. Sexta-feira (12) será marcada por variação de nuvens, ainda sem chuva.
Já no sábado (13), a chegada da umidade trazida pelos ventos costeiros aumenta a instabilidade em todas as regiões. Estão previstas chuvas ao longo do dia, acompanhadas de queda acentuada nas temperaturas máximas.
LEIA TAMBÉM:
