fbpx

Dia a dia

Chuva no ES: o que esperar do tempo para os próximos dias?

No Espírito Santo, a mudança resultou em aumento das rajadas de vento, queda acentuada na temperatura e previsão de chuva em várias regiões, segundo o Climatempo

Publicado

em

Vista para a Terceira Ponte e o Morro do Moreno. Frente fria provoca mudança no tempo na baía de Vitória

Frente fria provoca mudança no tempo na baía de Vitória. Foto: Danielli Saquetto

Uma frente fria avançou para o Sudeste, trazendo uma quebra ao ciclo de dias quentes e pondo fim ao bloqueio atmosférico que predominava. No Espírito Santo, a mudança resultou em aumento das rajadas de vento, queda acentuada na temperatura e previsão de chuva em várias regiões, segundo o Climatempo. Agosto começa com tempo instável em todo o estado, com variações de nuvens e chuvas esparsas, principalmente no litoral e nas regiões Sul e Nordeste, enquanto as temperaturas oscilam entre mínimas de 14°C e máximas de 31°C.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a previsão do tempo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), agosto começa com tempo instável em todo o Espírito Santo, devido à atuação de uma frente fria que passa pelo litoral. Nesta quinta-feira (1º), o tempo será de variação de nuvens, com previsão de chuva em todo o estado, sendo menos frequente nas regiões Norte e Noroeste. As temperaturas sobem ligeiramente e os ventos sopram com intensidade moderada no litoral. Na Grande Vitória, a temperatura mínima será de 19°C e a máxima de 26°C. No Sul, os termômetros podem registrar mínima de 16°C e máxima de 28°C. Na região Serrana, as temperaturas oscilam entre mínima de 15°C e máxima de 25°C. No Norte, ficam entre mínima de 21°C e máxima de 30°C.

Na sexta-feira (2), a umidade trazida pelos ventos costeiros provoca chuva passageira entre o litoral sul, a Grande Vitória e a região Nordeste na madrugada e manhã, voltando a chover fraco à noite. Há previsão de chuva rápida ao longo do dia em trechos da região Norte e parte da região Noroeste. Não há previsão de chuva nas demais áreas capixabas. As temperaturas aumentam lentamente por todo o estado e o vento sopra com intensidade moderada no trecho litorâneo. Na Grande Vitória, as temperaturas variam entre mínima de 17°C e máxima de 26°C. No Sul, ficam entre mínima de 14°C e máxima de 31°C. No Norte, os termômetros oscilam entre mínima de 21°C e máxima de 29°C.

No sábado (3), a umidade trazida pelos ventos costeiros provoca chuva passageira entre o litoral sul, a Grande Vitória e a região Nordeste na madrugada e manhã, com tendência de tempo aberto nos demais horários. Há previsão de chuva rápida nas demais áreas do norte capixaba e no trecho leste da região Serrana. Não há previsão de chuva nas demais áreas do estado. As temperaturas sobem ligeiramente e o vento sopra com intensidade moderada no trecho litorâneo. Para a Grande Vitória, a previsão é mínima de 18°C e máxima de 27°C. Para o Sul, é esperada mínima de 16°C e máxima de 31°C. Na região Serrana, os termômetros podem registrar mínima de 15°C e máxima de 27°C. No Norte, a mínima será de 21°C e a máxima de 28°C.

No domingo (4), a umidade trazida pelos ventos costeiros provoca chuva rápida no litoral norte na madrugada e manhã, com tendência de tempo aberto nos demais horários. Há previsão de chuva rápida ao longo do dia em trechos da região Norte e parte da região Noroeste. Não há previsão de chuva nas demais áreas do estado, inclusive na Grande Vitória. As temperaturas sobem ligeiramente pelo estado e o vento sopra com intensidade moderada pelo litoral, com possibilidade de rajadas no litoral sul.

Na segunda-feira (5), a umidade trazida pelos ventos costeiros provoca chuva rápida no litoral norte na madrugada e manhã, com tendência de tempo aberto nos demais horários. Não há previsão de chuva nas demais áreas do estado, inclusive na Grande Vitória. As temperaturas sobem ligeiramente pelo estado e o vento sopra com intensidade moderada pelo litoral, com possibilidade de rajadas no litoral sul.

COMO SERÁ AGOSTO?

Agosto é um mês em que a passagem de frentes frias é comum, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Este ano, a previsão indica que uma frente fria de maior intensidade ingressará na primeira quinzena do mês. Essa frente fria trará uma queda acentuada nas temperaturas e um aumento das chuvas, especialmente no Sul e no leste do Sudeste.

No entanto, a partir da segunda quinzena, uma nova massa de ar seco se estabilizará na faixa central do Brasil, intensificando o cenário de seca. As chuvas devem se manter dentro da média histórica, que já é baixa para agosto.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui