fbpx

Dia a dia

Chuva de meteoros pode ser vista do ES na madrugada desta sexta

Para ver o espetáculo é preciso olhar para o horizonte norte em locais sem ou com pouca poluição luminosa

Publicado

em

Chuva de meteros Perseidas em 13 de agosto de 2015. Foto: NASA/Bill Ingalls

Chuva de meteros Perseidas em 13 de agosto de 2015. Foto: NASA/Bill Ingalls

Se você é do tipo supersticioso, é hora de olhar para o céu e fazer um pedido. Mas se você não acredita nisso, que tal apenas contemplar um dos mais belos eventos astronômicos? Estamos falando da chuva de meteoros Perseidas, da constelação de Persus, ou estrelas cadentes, como são popularmente conhecidas. O fenômeno começou nesta quinta (12) e volta a acontecer na madrugada de sexta-feira (13), por volta das 4h.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o Climatempo, as chuvas de meteoros estão associadas com a interação da atmosfera terrestre com o material deixado pela passagem de cometas. “Quando a Terra passa pela nuvem de detritos de um cometa, partículas de gelo e poeira queimam ao entrar em contato com a atmosfera terrestre e dão origem aos corpos luminosos que vemos riscando o céu”, afirma o instituto de meteorologia.

Apesar de frequentes, cada um tem uma época certa para ser avistada. E devida a posição geográfica do Espírito Santo, o show de luzes no céu poderá ser visto sem o uso de telescópios, binóculos ou lunetas. O ideal é buscar um lugar bem escuro, deitar no chão e apreciar os rastros luminosos rasgando o céu.

Para garantir a visibilidade máxima do fenômeno, recomenda-se evitar locais com poluição luminosa. Isso porque o excesso de luz artificial prejudica a observação do céu noturno. A iluminação de uma cidade, por exemplo, é considerada poluição luminosa. Portanto, quanto mais escuto estiver, melhor será o espetáculo.

Chuva de meteoros Perseidas

Chuva de meteoros Perseidas: visualização esquemática no Brasil em 12 e 13 de agosto de 2021. Foto: Reprodução/Climatempo

Chuva de meteoros Perseidas: visualização esquemática no Brasil em 12 e 13 de agosto de 2021. Foto: Reprodução/Climatempo

Agosto é o mês da maior atividade da chuva de meteoros Perseidas, o que permite um tempo mais longo e facilidade de observação no céu. Ela é causada pela passagem da Terra na nuvem de dejetos do cometa Swift-Tuttle, que orbita o Sol uma vez a cada 133 anos. A maioria dos detritos de gelo e poeira da nuvem do cometa tem mais de 1.000 anos.

Característico do Hemisfério Norte, onde se tem plena visualização e por muitas horas, a observação do Perseidas ainda é muito restrito no Brasil. As regiões que terão plena visualização da chuva de meteoros são as áreas no extremo norte do país, próximas da linha do Equador. 
As regiões como o Nordeste, que estão na faixa norte do país, também terão boa visualização, se as nuvens permitirem.

De forma geral, quanto mais distante da linha do equador terrestre, menor a chance e menor o tempo para apreciar a chuva de meteoros Perseidas. Assim, no caso das regiões Centro-Oeste e Sudeste, as áreas com maior chance de visualização serão as mais próximas dos estados do Norte e do Nordeste. Vitória, portanto, tem uma posição muito mais favorável para ver a fenômeno do que o Rio De Janeiro ou São Paulo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui