Dia a dia
Chuva de granizo surpreende moradores de Vitória e Cariacica
O fato curioso ocorreu durante o temporal que atingiu o Espírito Santo nesta segunda-feira (19)
Uma chuva de granizo surpreendeu os moradores de Goiabeiras, em Vitória, e Campo Grande, em Cariacica. O fato curioso ocorreu durante o temporal que atingiu o Espírito Santo nesta segunda-feira (19).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A segunda-feira começou com sol e poucas nuvens, mas houve um aumento de nuvens ao longo da tarde em todo o estado, devido à presença de um sistema de baixa pressão em alto mar, que favoreceu a formação de nuvens sobre o território capixaba.
No início da tarde, o tempo virou e por volta das 14 horas, choveu forte em diversas regiões do Espírito Santo. Moradores de alguns bairros da Grande Vitória se surpreenderam com a chuva de granizo.
> Obras atrasam e Prainha tem nova data para ser inaugurada
Além da chuva de granizo, a chuva forte provocou alagamento em diversos pontos como na avenida Vitoria, em Marcílio de Noronha, Viana, e também em Campo Grande, Cariacica. Também foi registrada queda de árvore em Alfredo Chaves.
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o vento sopra com moderada intensidade em todo o litoral, com a possibilidade de rajadas intensas do litoral norte ao metropolitano.
> Prédio é interditado após parede desabar em Vila Velha
A previsão para terça-feira (20) é de sol entre algumas nuvens em todo o estado. A influência de um sistema de baixa pressão em alto mar mantém a nebulosidade e as condições de tempo instável no Espírito Santo durante a tarde, com previsão de chuva em todas as regiões a partir da tarde. O vento sopra com moderada intensidade em todo o litoral, com a possibilidade de rajadas intensas do litoral norte ao metropolitano.
VEJA VÍDEO
POR QUE CHOVE GRANIZO?
Granizo são pedras de gelo que se formam em nuvens de grande extensão vertical chamadas de cumulonimbus. Essas nuvens são denominadas como “nuvens frias”, pois uma parte delas apresenta temperatura abaixo de zero, e é nesse ponto que o granizo se desenvolve dentro da nuvem, segundo o Climatempo.
Ainda de acordo com o Climatempo, as chamadas “nuvens quentes” possuem temperatura acima de zero grau em toda a sua extensão, da base ao topo. Embora essas nuvens possam provocar chuvas intensas, não geram raios nem granizo. São muito comuns no litoral do Nordeste.
Dentro das imensas nuvens cumulonimbus, na parte com temperatura muitos graus abaixo de zero, é que as pedras de gelo se formam. Elas caem das nuvens quando ficam pesadas, e as fortes correntes ascendentes dentro das nuvens cumulonimbus não conseguem mais sustentá-las no ar.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui