fbpx

Dia a dia

ChatGPT: o que é, como acessar e como usar a nova tecnologia

A sigla GPT significa, em português, transformador pré-treinado generativo, sendo uma tecnologia criada para auxiliar nos mais variados problemas

Publicado

em

Sistema é alimentado por dados disponíveis na internet. Foto: Pexels

As tecnologias artificiais estão tomando espaço nas discussões do dia a dia entre as pessoas e um desses motivos é o ChatGPT. Criado no fim de 2022, o modelo cria respostas, a partir de bases de dados, para os mais variados questionamentos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em apenas dois meses, o ChatGPT já tinha mais de 100 milhões de usuários e, ao mesmo tempo, um enorme número de polêmicas e discussão envolvendo os limites da tecnologia. A ferramenta vem se mostrando uma ótima saída para otimizar o tempo para criação de conteúdos para blogs, atendimento de clientes, trabalhos acadêmicos e outras diversas tarefas diárias.

“Treinamos um modelo chamado ChatGPT que interage de forma conversacional. O formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas de acompanhamento, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas”, é o que diz a página inicial do ChatGPT.

O que é?

O ChatGPT é um chatbot, uma espécie de assistente virtual como a Siri e a Alexa, que utiliza a inteligência artificial para interagir. Criado pela OpenAI no fim de 2022, o Chat fornece soluções e respostas para os mais variados problemas e questões, respondendo de forma mais complexa do que outras assistências virtuais que são mais conhecidas.

O sistema é capaz de resolver questões de matemáticas, mas também oferece dicas de receitas e roteiros de viagem. Isso acontece por conta do acesso que a tecnologia tem ao banco de texto disponível na internet. Coletando e organizando estes conteúdos, o robô produz as respostas.

Como acessar?

Para utilizar, basta acessar o site do ChatGPT e clicar em “Try ChatGPT”. Ao abrir a nova página, é necessário que clique no captcha para seguir. Se tiver acessando pela primeira vez, é preciso clicar em “Sign Up” e criar uma conta com o endereço de email. O chatbot vai enviar um email com um link de confirmação e após a verificação, o usuário já poderá utilizar a plataforma.

ChatGPT. Foto: Pexels

A conta também pode ser criada a partir da conexão com o Google e a Microsoft. Após entrar na plataforma, o chatbot irá apresentar várias informações sobre o uso do sistema e para ler até o final, basta clicar em “Next” que o software estará disponível para ser utilizado.

No caso do uso pelo celular, o ChatGPT não possui aplicativo então o usuário precisa usar pelo navegador do celular. Por isso, basta entrar no site e realizar os mesmos procedimentos como se fosse utilizar pelo computador.

Como fazer perguntas?

Uma vez logado na conta, o usuário já poderá fazer seus questionamentos ao ChatGPT. Para isso, basta escrever o comando na barra inferior e pressionar “Enter”. Em poucos segundos, o chatbot irá fornecer uma resposta. Caso a resposta recebida não seja suficiente, o Chat pode fornecer novas informações a partir comando “Try Again”.

Inicialmente, os comandos do Chat estará em inglês, mas ao fazer o questionamento em português, o chatbot irá responder nesta mesma língua. Confira algumas dicas de pergunta para poder interagir com a inteligência artificial.

  • Qual é a capital do Brasil?
  • Qual é o maior oceano?
  • O que você acha dos filmes de Harry Potter?
  • Que livro você me recomenda para ler hoje?

Mas, além dessas perguntas simples, o ChatGPT também tem outras utilidades fornecer informações meteorológicas, contar piadas, compartilhar curiosidades, apresentar citações inspiradoras e até mesmo dar as notícias recentes sobre um assunto. Isso tudo pode ser feito digitando a informação que quer receber na barra inferior.

Além disso, o Chat também pode assumir um papel específico para ajudar em alguma decisão. Por exemplo, se deseja receber uma resposta sobre uma área específica, pode utilizar “Você é um professor de geografia. Responda o seguinte questionamento…”. O chatbot também ajuda na reescrita de textos e na criação de roteiros para vídeos.

Como aplicar no dia a dia?

Por ser uma tecnologia que responde praticamente tudo, o uso do ChatGPT pode ser para diversas utilidades. Estudar, planejar viagens, criar listas de tarefas, dar dicas de livros e desenvolver textos são algumas das formas de aplicar o chatbot no dia a dia.

ChatGPT. Foto: Pexels

Para estudar, por exemplo, é possível copiar e colar um texto e pedir que o Chat faça um resumo, facilitando nos estudos. A inteligência artificial também é capaz de resolver questões de determinadas disciplinas ou simulados completos.

Outra possibilidade é ajudar em tarefas domésticas para criar listas, receitas ou até mesmo encontrar soluções para manutenção de equipamentos de casa. Além disso, o chatbot auxilia a definir metas, encontrar destinos de viagens, ajudar a definir lembretes, traduzir mensagens de outros idiomas e acompanhar os gastos.

Existem limitações?

Por ser uma Inteligência Artificial, o ChatGPT possui algumas limitações que devem ser levadas em consideração. O sistema é alimentado por dados disponíveis na internet, ou seja, algumas respostas podem parecer não ter sentido ou ser imprecisas.

O software tem problemas em executar várias tarefas ao mesmo tempo e entender alguns contextos como sarcasmo e humor. Além disso, por ter um treinamento feito baseado em conjunto de textos, as respostas podem ser tendenciosas ou discriminatórias.

Quais são os perigos?

Mesmo sendo uma tecnologia extremamente útil, algumas questões relacionadas ao uso das informações ainda são controvérsias. Um dos maiores perigos do chatbot é o fato de apresentar um texto muito parecido com a escrita humana, o que pode aumentar a chance de propagação de fake news.

Outro perigo é o mau uso do sistema por conta da criação de códigos que podem ser enviados de forma maliciosa para emails na intenção de infectar com os famosos vírus.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui