fbpx

Dia a dia

Obras da Cesan na Reta da Penha não vão interferir no novo asfalto

A Prefeitura de Vitória garantiu que está trabalhando em sintonia com a Cesan na avenida Reta da Penha

Publicado

em

Cesan utiliza robôs em obras da avenida Reta da Penha, em Vitória

Cesan utiliza robôs em obras da avenida Reta da Penha, em Vitória. Foto: Divulgação

As obras de melhorias no sistema de abastecimento de água pela Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) na avenida Nossa Senhora da Penha, conhecida como Reta da Penha, não vão interferir no recente recapeamento asfáltico da via. A empresa está utilizando tecnologias avançadas, como o método não destrutivo (MND) e robôs, para minimizar os impactos nas áreas urbanas e garantir que as intervenções sejam realizadas com o mínimo de transtornos para a população e o tráfego local.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Prefeitura de Vitória garantiu que está trabalhando em sintonia com a Cesan na avenida Reta da Penha. Foi confirmado que as áreas já recapeadas na avenida Reta da Penha foram escolhidas estrategicamente para evitar sobreposição com as áreas de intervenção da companhia. Após a conclusão das obras da Cesan, a Secretaria Municipal de Obras retomará o asfalto nas áreas restantes, continuando assim o projeto de recapeamento que já renovou mais de 50 quilômetros de vias na cidade, com um investimento de até R$ 214 milhões.

> Beira-Mar vai ganhar mirantes e áreas ‘instagramáveis’ em Vitória

“Este planejamento cuidadoso visa melhorar a trafegabilidade e a segurança na região, além de promover a acessibilidade universal. A estratégia de realizar a maior parte dos trabalhos após as 22 horas até as 5 da manhã minimiza o impacto no trânsito diurno e evita grandes congestionamentos. Com essas medidas coordenadas, tanto a Cesan quanto a Prefeitura de Vitória garantem a continuidade dos serviços essenciais e a melhoria da infraestrutura urbana sem sacrificar a qualidade de vida dos cidadãos e a integridade das vias públicas”, pontuou a Secretaria de Obras.

OBRAS DA CESAN

A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) iniciou obras de melhorias no sistema de abastecimento de água da Praia do Canto utilizando robôs. A ação, que é inovadora e já está sendo aplicada na Avenida Leitão da Silva e em Guarapari, promete não causas os transtornos habituais das obras convencionais.

“O método não destrutivo (MND) é a chave dessa empreitada, possibilitando o assentamento de novas tubulações subterrâneas de forma direcionada, mesmo em áreas onde a escavação seria inviável. Isso significa menos escavações, menos transtornos para a população e uma obra mais rápida. Vamos melhorar o abastecimento de água, reduzir vazamentos e melhorar a qualidade da água distribuída”, afirmou o presidente da Companhia, Munir Abud. Ao todo, 27 quilômetros de rede serão substituídos.

> Pazolini ainda tem esperança de ter aquaviário em São Pedro

Na Praia do Canto, a Cesan está empregando duas metodologias: o Pipe Bursting, que permite a substituição de tubulações subterrâneas utilizando o mesmo caminho da rede antiga, e o Furo Direcional, utilizado para assentar novas tubulações em locais onde a escavação tradicional seria impraticável. As intervenções serão feitas por ruas, com a previsão de ocorrerem até o mês de dezembro, com equipes atuando das 7h às 17h horas e das 19 às 5 horas, podendo sofrer alterações conforme as condições das vias.

Os trabalhos começaram pela avenida Nossa Senhora da Penha e vão avançar para dentro da Praia do Canto, conforme o cronograma da obra. Durante a execução na Reta da Penha, uma faixa será interditada no sentido Ufes para a utilização do maquinário necessário. A iniciativa faz parte de um investimento de R$ 150 milhões em tecnologias inovadoras que reduzem os transtornos e não interrompem o abastecimento de água durante as obras. Porém, alguns impactos podem ocorrer, como ruídos, tubos armazenados nas calçadas, alterações no trânsito, impactos na mobilidade, entre outras interferências comuns às obras urbanas.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui