fbpx

Dia a dia

Censo 2022 começa com pesquisa sobre infraestrutura urbana

Trabalho dos supervisores censitários começa nesta segunda com coleta de informação por observação; ainda não serão realizadas entrevistas

Publicado

em

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz primeiro teste preparatório do Censo Demográfico 2022, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começam nesta segunda (20) a ir a campo. Pouco menos de dois meses do início do Censo 2022, o primeiro trabalho nas ruas será para realizar a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios. Trata-se de um levantamento sobre a infraestrutura urbana (arruamento, calçamento, drenagem pluvial, arborização etc.) a ser executado pelos supervisores censitários, até o dia 12 de julho. A visita aos domicílios começa só em agosto. Nesta etapa a coleta de informações será por observação.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Este é o primeiro momento em que um servidor do IBGE percorre o setor censitário,avaliando também as atualizações do mapa do setor e identificando avenidas e ruas.Nesta fase, não serão realizadas entrevistas. A coleta das informações será apenas por observação. A Pesquisa do Entorno conta com 22.745 agentes censitários, que visitarão 326.643 setores, distribuídos nos 5.570 municípios do país.

Serão investigados dez quesitos, sendo três deles novos, isto é, que não foram investigados nem no Censo 2010 nem na PNAD:
– Capacidade da via;
– Pavimentação da via;
– Bueiro/boca de lobo;
– Iluminação pública;
– Ponto de ônibus/van (novo);
– Via sinalizada para bicicletas (novo);
– Existência de calçada;
– Obstáculo na calçada (novo);
– Rampa para cadeirante;
– Arborização.

Os quesitos investigados pela pesquisa servem de subsídio para políticas públicas nas três esferas de governo, envolvendo saneamento básico, mobilidade urbana, inclusão social, segurança pública, meio ambiente, entre outros temas.Também é a primeira vez que a Pesquisa do Entorno abrange todos os aglomerados subnormais localizados nas áreas urbanas, independentemente de terem arruamento regular ou não. Uma nova metodologia será utilizada pelo IBGE para fazer a identificação do percurso em áreas labirínticas e sem sinal de GPS.Os veículos de comunicação que desejarem poderão ir às ruas para acompanhar os agentes censitários durante a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios já na segunda-feira, 20 de junho.