fbpx

Dia a dia

Catracas não funcionam nas primeiras viagens do aquaviário

O aquaviário voltou a operar na manhã desta segunda-feira (21). O sistema das catracas ficou fora do ar e os passageiros não conseguiram validar os cartões

Publicado

em

O aquaviário voltou a operar nesta segunda-feira. Foto: Renato Rocha

Depois de duas décadas sem atividades, o aquaviário voltou a operar na manhã desta segunda-feira (21). As primeiras embarcações saíram às 6h30 da manhã. Uma das barcas fez o trajeto Porto de Santana / Praça do Papa e a outra Prainha / Praça do Papa. Quem esteve presente não pagou pela passagem. É que as catracas das estações não estavam funcionando.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com funcionários da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb), o sistema estava fora do ar. Cerca de 2h30 após o início das operações, o sistema foi reestabelecido e os cartões podiam ser validados.

De bicicleta, o governador do estado Renato Casagrande, esteve presente na primeira viagem liberada para a população. Ele embarcou na Prainha, em Vila Velha, para a Praça do Papa. Depois seguiu de pedalando para o Palácio Anchieta, no Centro da capital.

Na inauguração, que aconteceu no domingo (20), Casagrande falou sobre a estrutura do novo sistema. “O Sistema Aquaviário voltou muito mais moderno com ar-condicionado, bicicletário, wi-fi e integrado ao Transcol. Buscamos sempre a confiança das pessoas e quando entregamos um equipamento como este, as pessoas passam a confiar ainda mais em nosso Governo. Uma viagem bonita, rápida e segura. Estamos iniciando com três estações e duas embarcações, mas vamos ampliando aos poucos. Vai ser bom para a mobilidade urbana, reduzindo o fluxo de veículos na Segunda Ponte, Cinco Pontes e Terceira Ponte. Também vai ser muito bom para o nosso turismo. Temos feito obras que têm mudado a história do Espírito Santo e essa é uma delas”, afirmou o governador.

Horários

O trajeto entre a Praça do Papa e a Prainha será realizado pela linha 402 em aproximadamente 10 minutos, enquanto a estimativa para o percurso até Porto de Santana é de cerca de 40 minutos, realizado pela linha 401. Os usuários do aplicativo ÔnibusGV já conseguem conferir os horários de partida das linhas pelo celular.

O início e término da operação (viagens) nos terminais localizados na Praça do Papa, Prainha e Porto de Santana irão atender aos seguintes horários: nos dias úteis: início às 06h30 e término às 18h; aos sábados, das 08h às 18h; domingos e feriados, entre 09h e 15h.  As horas de operação por dia independem do número mínimo de passageiros. Veja a tabela com os horários.