Dia a dia
Casos de Chikungunya são 112% maiores em relação ao ano passado
Somente os meses de março e abril deste ano correspondem a 66% do total de casos de 2023

Foto: Arquivo Palácio Piratini
O Espírito Santo registra um aumento constante em casos de Chikungunya nos últimos meses. O número entre março e abril equivale a 66% do total de casos registrados neste ano. Foram 5.213 casos entre os dois meses, sendo que o total, desde janeiro, é de 7.844 confirmações, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O aumento de casos se deve ao período sazonal da doença, compreendido entre março e junho. No entanto, mesmo com o aumento já esperado nesta época do ano, os dados chamam atenção das autoridades sanitárias.
Segundo o com o subsecretário de vigilância em saúde, Orlei Cardoso, em relação ao ano passado, o aumento já é de 112% .
A doença é caracterizada por febre alta repentina e dores nas articulações. Em alguns casos, o paciente pode ter sequelas do vírus e precisar de tratamento mesmo após se curado, com dores as articulações que se prolongam por três meses.
A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, da mesma forma que a dengue. São 70% dos casos no Espírito Santo concentrado na Grande Vitória.
A perspectiva da Secretaria Estadual de Saúde no momento é de cuidado e prevenção, por conta do período de maior incidência de casos. A medida de maior eficácia é a redução de focos dos mosquitos.
