fbpx

Dia a dia

Casão cumpriu! Governador do ES desce na maior tirolesa da América Latina

O ponto mais alto da tirolesa alcança cerca de 400 metros de altura, e a velocidade de descida pode chegar a 120 km/h

Publicado

em

Renato Casagrande na tirolesa de Pancas

Renato Casagrande na tirolesa de Pancas. Foto: Hélio Filho/Secom

Aos 63 anos, o governador Renato Casagrande provou que a aventura não tem idade. Ele prometeu e cumpriu. No último sábado (17), não apenas inaugurou, mas também desceu pelo maior circuito de tirolesas da América Latina, em Pancas. Com uma paisagem de tirar o fôlego, Casagrande mostrou que a emoção de voar a 120 km/h não é exclusividade dos jovens. O empreendimento, localizado no bairro Nelson José Grobério, conta com um circuito de tirolesas com aproximadamente três quilômetros de extensão, sendo duas delas – uma com 2.100 metros e outra com 900 metros. O ponto mais alto alcança cerca de 400 metros de altura, e a velocidade de descida pode chegar a 120 km/h.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Esse é mais um investimento do governo do Estado em parceria aqui com a prefeitura, que vai qualificar o turismo dessa região, atraindo pessoas que gostam de aventura. Você pode ter uma tirolesa em qualquer lugar do mundo, mas com essa paisagem que temos aqui não há igual. Dizem que dá um frio na barriga, mas o nome disso é medo. Mas é um medo que depois se transforma rapidamente numa sensação muito gostosa da gente curtir essa paisagem linda de Pancas. Estamos aproveitando para inaugurar hoje outros investimentos importantes para as cidades”, afirmou o governador.

O espaço também recebeu uma praça e um quiosque, além de toda a infraestrutura de pavimentação, drenagem e calçada cidadã das ruas de chegada e saída da Tirolesa. No circuito de tirolesas foram instaladas 60 esferas de sinalização, com diâmetro de 600 mm, na cor laranja, em cabos de 14 mm, para prevenir acidentes aéreos. Para a execução da obra foram usadas mais de 14 toneladas de estrutura metálica. Foi instalado um deck de embarque e outro de desembarque, com 36 metros quadrados. As tirolesas, com ancoragem e fixação de cabos, possuem freios ABS, um sistema antibloqueio.

Um quiosque foi construído no mesmo local com aproximadamente 207 metros quadrados, sendo dotado de cozinha, espaço de alimentação interno, deck externo, banheiros masculino e feminino e também para pessoas com necessidades especiais. O investimento total foi de R$ 2,35 milhões com recursos do Fundo Cidades, repassado pelo Estado ao Município para execução das intervenções.

DESTINO DE AVENTURA

Com o novo circuito de tirolesa, inaugurado no último sábado, Pancas se consolida ainda mais como um destino de aventura no Espírito Santo. Localizado a 180 km de Vitória e a 196 km de Minas Gerais, Pancas é um município que se desenvolveu entre vales, montanhas e pedras no Noroeste do Espírito Santo. Pela Lei nº 124/2018, é declarada a capital estadual do esporte radical. O principal ponto turístico da cidade, os Pontões Capixabas, uma vasta área natural de montanhas, atrai viajantes e aventureiros de todo o Brasil.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui