fbpx

Dia a dia

Casagrande fica de fora da posse de Lula em Brasília

Confira como será a cerimônia de posse de Casagrande na Ales

Publicado

em

O governador Renato Casagrande toma posse na Ales às 14h30. Foto: Divulgação (Ales)

O governador do estado, Renato Casagrande, não vai conseguir participar da posse do presidente eleito da República, Luiz Inácio da Silva, que acontece em Brasília no dia 1º de janeiro, a partir das 14h30.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A ausência acontece porque Casagrande ele será empossado no mesmo horário em que acontece a cerimônia presidencial em Brasília.

A posse de Casagrande e do seu vice, Ricardo Ferraço, está marcada para acontecer na Assembleia Legislativa, às 14h30.

Em seguida, às 16h30, ele segue para o Palácio Anchieta onde acontece a solenidade oficial e que vai reunir diversas autoridades, lideranças políticas e nova equipe de Governo para o ano de 2023.

Casagrande e Ferraço devem entrar pelo térreo do Palácio Domingos Martins e aguardar no Salão Nobre. O presidente da Ales, Erick Musso (Republicanos), solicitará, então, que uma comitiva de deputados conduza o governador e o vice eleitos ao Plenário Dirceu Cardoso, onde será realizada a cerimônia.

A Banda da Polícia Militar executará os hinos do Brasil, do Espírito Santo e à Bandeira. O presidente da Casa fará seu discurso e, logo após, governador e vice farão o juramento com o compromisso de manter, defender e cumprir as Constituições Federal e do Estado, observar as leis e promover o bem geral do povo espírito-santense. O juramento está previsto no Regimento Interno da Assembleia e na Constituição do Estado.

Após a leitura da Declaração de Compromisso Constitucional e da assinatura do termo de posse, Renato Casagrande fará o seu discurso.

Foram convidados o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Rodrigo Chamoun; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES), Luciana Andrade; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos); entre outras autoridades.

Após a sessão solene de posse na Assembleia Legislativa, o governador Renato Casagrande se deslocará para o Palácio Anchieta, onde vai passar em revista a tropa na parte lateral da sede do Executivo, em frente à Praça João Clímaco.

Em seguida, uma banda de congo acompanhará o governador e comitiva até as escadarias do Palácio.

A comitiva entrará pela escadaria e seguirá para o Salão São Tiago, onde acontecerá a assinatura do livro de posse, o recebimento da faixa e o discurso. Em seguida, o governador concederá entrevista coletiva no Salão do Piano e, na sequência, receberá a população para cumprimentos no Salão Nobre.