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Casagrande avalia concessão da BR-101 em reunião com ministro

Nove anos após assinar o contrato de duplicação da BR 101 no Espírito Santo, a Eco101 anunciou que vai devolver a concessão

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Renan Filho e Renato Casagrande. Foto: Divulgação/Secom-ES

Renan Filho e Renato Casagrande. Foto: Divulgação/Secom-ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, se reuniu com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta terça-feira (10), em Brasília. Entre os assuntos para o novo mandato está um modelo de concessão para assumir a administração da BR-101 e a possibilidade de investimento do governo federal na BR-262.

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“Nosso maior gargalo são nossas rodovias. Temos que encontrar um caminho para a concessão da BR-101. Eu pedi ao ministro para iniciar os estudos para que ocorra uma nova concessão. Ao mesmo tempo, vamos avaliando fazer o que o Mato Grosso fez, que foi assumir a concessão da BR-101. Pode dar certo, como pode não dar. Depende do investimento que será necessário”, disse Casagrande.

Nove anos após assinar o contrato de duplicação da BR 101 no Espírito Santo, a Eco101, concessionária que administra a rodovia, anunciou que vai devolver a concessão. Desde então, em paralelo com o estudo de uma nova concessão, o governo do Estado analisa a possibilidade de assumir a BR-101. No entanto, uma equipe foi direcionada para liderar um estudo que viabilizará ou não essa possibilidade.

BR-262

“Também falei com o ministro sobre a importância do investimento público na BR-262. Ele ficou de analisar esse investimento, o que pode ser feito com recursos da União. A PEC aprovada no final do ano permite que haja o cumprimento dos compromissos na área social, também abriu possibilidade de recursos na área de Infraestrutura. Ele ficou de avaliar e eu vou retornar aqui ainda no mês de janeiro”, explicou o governador.

A concessão da BR-262 não atraiu interessados. São mais de 670 quilômetros de pistas, com a previsão de duplicação de 402 quilômetros e outros 360 de faixas adicionais e vias marginais. O objetivo é mitigar os gargalos na principal ligação entre Minas Gerais – inclusive a região do Vale do Aço – e o Espírito Santo. No entanto, desde 2013 o governo não consegue interessados em administrar a rodovia.

Também esteve em pauta, segundo Casagrande, um projeto de duplicação da BR-252, de João Neiva a Baixo Guandu. Assim também como a necessidade do corredor ferroviário Centro-Leste.


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