Dia a dia
Carros alegóricos continuam no Sambão um mês após o Carnaval
Os carros alegóricos estão espalhados pelo Tancredão e pela área de dispersão do Sambão do Povo

Os carros alegóricos foram deixados pelas escolas na área do Tancredão. Foto: Josué de Oliveira
Um mês após os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória, os carros alegóricos utilizados pelas agremiações ainda permanecem no Sambão do Povo, na capital. As estruturas estão espalhadas pela região do Tancredão e também próximas à área de dispersão do sambódromo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), o prazo para retirada dos carros alegóricos é de, no máximo, 15 dias após a apuração das notas.
No entanto, esse prazo foi estendido até o dia 5 de abril, após solicitação da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (LIESGE). A justificativa apresentada foi a necessidade de mais tempo para a remoção das alegorias, devido à ocupação do Sambão com o Carnaval de Rua.
A assessoria de imprensa da LIESGE informou que os carros atualmente no local não pertencem às escolas do Grupo Especial. Já a Liga Espírito-Santense de Escolas de Samba do Grupo de Acesso (LIESES) foi procurada e informou que vai cumprir o prazo para a retirada dos veículos.
Cidade do samba
No ano passado, a Prefeitura de Vitória anunciou a criação da Cidade do Samba, um espaço destinado à produção de carros alegóricos e fantasias. A nova estrutura será construída entre o Tancredão e o Sambão do Povo, ocupando uma área de 16 mil metros quadrados.
Serão dois galpões: um com quatro espaços e outro com três, destinados às agremiações do Carnaval Capixaba. O projeto, uma antiga demanda das escolas de samba, pretende oferecer mais infraestrutura, segurança e melhores condições de trabalho.
Além dos galpões, a Cidade do Samba contará com área de eventos, quiosque, espaço de convivência, pet park, espaço kids, estacionamento e uma sede administrativa para a LIESGE. As obras estavam previstas para começar após os desfiles de 2025, mas ainda não foram iniciadas.
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação da Prefeitura de Vitória informou que o projeto deverá ser finalizado no primeiro semestre deste ano. “É importante destacar que o planejamento foi fruto de um diálogo extenso com as escolas de samba, garantindo a participação ativa de todas na definição dos detalhes”, informou a prefeitura em nota.
Leia mais:
