Dia a dia
Carro, ônibus e moto: como ficará o fluxo nas pistas da Terceira Ponte
Para criar a terceira faixa foi necessário estreitar as que já existiam na ponte
Uma das mais comuns, principalmente entre os ouvintes da Rádio BandNews Espírito Santo, é sobre a circulação de veículos com o estreitamento das pistas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Atualmente são duas pistas, com 3,5 metros cada uma delas nos sentidos Vila Velha e Vitória. Com a mudança, mais uma será criada, mas a largura delas será reduzida. Para criar a terceira faixa, o Governo do estado precisou remover as muretas laterais da ponte.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), uma delas passará 3,1 metros, que vai ser destinada exclusivamente para ônibus, motos e carros de serviço, como viaturas e ambulâncias, e terá 3,10 metros de largura. Não haverá nenhuma demarcação para os motociclistas nessa faixa.
Os condutores fora dessa situação que trafegarem na faixa exclusiva estão sujeitos à penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é considerada uma infração grave e o valor é de R$ 191,54. Além disso, os motoristas que cometerem essa infração podem ter o veículo apreendido e perder 7 pontos na carteira de habilitação.
Terceira Ponte terá novos radares e redução de velocidades
A expectativa é de que o congestionamento seja reduzido. No corredor exclusivo para ônibus, por exemplo, são realizadas 1,4 mil viagens sobre a Terceira Ponte diariamente.
As outras duas faixas terão 2,8 metros de largura. A dimensão segue a normativa do CTB e do Conselho Nacional de Trânsito e a Semobi garante que será possível o tráfego de três veículos por sentido simultaneamente.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui