fbpx

Dia a dia

Carreta Furacão é proibida de usar personagem tradicional. Entenda

Grupo foi multado após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo e deverá pagar R$ 70 mil de indenização

Publicado

em

Carreta Furacão é um grupo que faz animações em São Paulo. Foto: Divulgação

Carreta Furacão é um grupo que faz animações em São Paulo. Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) anunciou nesta quarta-feira (17) que o grupo Carreta Furacão está proibido de usar o personagem Fofão em suas apresentações.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Carreta Furacão é conhecida por seus integrantes vestidos como personagens populares como Fofão, Mickey, Capitão América, Flash e Popeye, entre outros. Eles costumam animar a cidade com danças ao redor de um trenzinho, levando alegria às ruas.

Atuando há cerca de 20 anos, a Carreta Furacão surgiu em Ribeirão Preto (SP) e agita o público com músicas animadas, principalmente funk. Seus vídeos já somam quase 30 milhões de visualizações no YouTube, e há petições no Facebook para levar o trenzinho a outras cidades.

A decisão judicial resulta de um processo por danos morais movido pela família de Orival Pessini, criador do Fofão, falecido em 2016. O grupo deverá pagar uma indenização de R$ 70 mil.

> Cinema a céu aberto: 20 filmes para ver de graça na Prainha

“O criador do personagem Fofão já tinha declarado não desejar que seu personagem fosse utilizado para outra finalidade que não fosse o entretenimento do público juvenil [..] Por desejo seu, as máscaras e trajes do personagem foram destruídos após o óbito de seu criador”, afirmou o desembargador José Carlos Ferreira Alvez..

Em resposta, a Carreta Furacão defendeu que o Fofão é um personagem muito querido pelo público e que seu uso é uma homenagem, não um plágio. Entretanto, a defesa ainda não se pronunciou sobre o resultado da decisão judicial.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui