fbpx

Dia a dia

Cariacica está entre as cidades com mais espaços religiosos no Brasil

Os dados são do Censo demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cariacica é a 5ª cidade com mais igrejas

Publicado

em

Vista aérea de Cariacica

Cariacica entre as cidades com mais igrejas e menos hospitais no Brasil. Fotos Cláudio Postay / Secom

Cariacica é a quinta cidade do Brasil com maior número de estabelecimentos religiosos. O municio capixaba tem uma igreja para cada 214 habitante, ficando atrás apenas de Itaboraí (RJ), Magé (RJ), Nova Iguaçu (RJ) e Rio Branco (AC). Os dados são do Censo demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (02).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Já quando falamos de saúde Cariacica aparece nas piores colocações. O município está em 10º lugar entre os municípios com menos hospitais por habitantes. São 2.117 moradores para cada unidade de saúde. A cidade capixaba fica na frente de Maracanaú (CE), Caucaia (CE), Águas Lindas de Goiás (GO), Carapicuíba (SP), Itapevi (SP), Itaquaquecetuba (SP),
Belford Roxo (RJ), Embu das Artes (SP) e São José de Ribamar (MA).

O levantamento apontou que no Brasil o número de estabelecimentos religiosos ultrapassam a soma dos espaços dedicados à saúde e à educação. Com uma média de 286 locais de culto para cada 100 mil habitantes, o país soma 579,7 mil estabelecimentos religiosos, enquanto as instituições de ensino somam 264,4 mil e as de saúde, 247,5 mil.

O estudo inédito mapeou as coordenadas geográficas e os tipos de edificações nos 111 milhões de endereços registrados, trazendo à tona a predominância de igrejas, templos, sinagogas, terreiros, entre outros locais de prática religiosa. Essa ampla presença de espaços religiosos supera, portanto, a quantidade de estabelecimentos voltados para a educação e saúde.

A Região Norte do Brasil apresenta a maior densidade de estabelecimentos religiosos, com 459 para cada 100 mil habitantes, quase o dobro da média nacional. Em contrapartida, a região Sul tem a menor proporção, com 226 igrejas para cada 100 mil pessoas.

A pesquisa também revelou que a maioria dos endereços cadastrados corresponde a domicílios particulares, totalizando 90,6 milhões, enquanto 11,7 milhões de estabelecimentos possuem outras finalidades, como lojas, representando 10,5% do total mapeado.

O estado do Rio de Janeiro se destaca pela alta proporção de estabelecimentos religiosos, especialmente nas cidades de sua região metropolitana. Itaboraí, por exemplo, tem a maior densidade, com um estabelecimento religioso para cada 158 habitantes. Magé e Nova Iguaçu seguem na lista, evidenciando a concentração de espaços religiosos nessa área.

No cenário da saúde, São Paulo sobressai com nove das dez cidades com maior número de estabelecimentos de saúde per capita, lideradas por Presidente Prudente, que apresenta uma relação de um estabelecimento para cada 358 pessoas.

Os dados do Censo 2022 não apenas destacam o papel significativo da religião na sociedade brasileira, mas também servem como base para políticas públicas, ao evidenciar as necessidades e características da população em diferentes regiões do país.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui