Dia a dia
Nostalgia: capixabas relembram as viagens no antigo aquaviário
No próximo domingo, será inaugurado o novo aquaviário para ligar três municípios da Grande Vitória

O antigo aquaviário iniciou suas atividades na década de 70 e encerrou as atividades 20 anos depois. Foto: Divulgação (Arquivo Público)
A inauguração do novo aquaviário, que acontece no próximo domingo (20), já está mexendo com o sentimento de muita gente que utilizou o sistema no passado, quando era permitido atravessar a baía de Vitória nas antigas embarcações.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O antigo aquaviário foi lançado em 1978 e funcionou por mais de 20 anos entre os municípios de Vila Velha, Vitória e Cariacica. O sistema anterior oferecia mais pontos de embarque que o atual.
Na época era possível embarcar na Prainha e Paul, em Vila Velha; Dom Bosco, Centro e Rodoviária, em Vitória; e Porto de Santana, em Cariacica.

Os barcos ligavam municípios da Grande Vitória. Divulgação (Acervo Biblioteca do IJSN)
Muitos dos usuários daquela época terão a oportunidade de reviver o sentimento afetivo do passado. Um desses casos é a Débora Gonçalves, moradora de Vila Velha. Ela contou que logo que veio morar no Espírito Santo foi uma das passageiras das lanchas.
“Eu era criança, tinha uns 12 anos e sempre ia com minha mãe. Agora vou esperar passar esse período de inauguração para ver quando vou utilizá-lo novamente”, afirmou.
Quem também está na expectava e bastante saudosista é o morador de Vila Velha Claudisnei Paulino. Ele contou que quando era criança o pai o levou para passear e meses depois o sistema foi desativado.

O antigo aquaviário tinha estações em Vitória, Vila Velha e Cariacica. Foto: Divulgação (Acervo Biblioteca do IJSN)
“Andei umas três vezes do Centro de Vitória para Vila Velha. Agora assim que inaugurar quero dar um passeio e vou aproveitar para ir nos três municípios onde tem a estação”, revelou.
O aquaviário agora também vai fazer parte da história de uma família. O morador de Cariacica Rodrigo dos Santos contou na que época morava em Vitória e quando criança usava os barcos para passear em Vila Velha, especificamente no Convento da Penha.
“A expectativa para a inauguração do novo aquaviário traz a nostalgia daquele tempo bom que andava com meus pais e sempre foram viagens agradáveis. E agora vai ser um passeio para trazer boas recordações e histórias. Hoje não tenho mais meu pai, mas quero refazer esse trajeto com minha filha e mostrar para ela tudo que vivia antigamente”.
A filha dele, Maria Eduarda Alves, contou que também está na expectativa de utilizar pela primeira vez o aquaviário. “Poder usar as barcas será um passeio muito legal com meu pai”.

O novo aquaviário vai ser inagurado no próximo domingo. Foto: Divulgação
Novo aquaviário
O novo aquaviário irá iniciar suas atividades com duas embarcações e conectando três estações estrategicamente posicionadas: Prainha, em Vila Velha, Praça do Papa, em Vitória, e Porto de Santana, em Cariacica.
O funcionamento inicial será das 6h às 20 horas de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o serviço será das 8h às 18 horas e domingos e feriados das 9h às 15 horas. Os horários podem sofrer alterações futuramente, de acordo com a demanda.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que o serviço será integrado ao Transcol e a passagem, no valor de R$ 4,50, será paga por meio do CartãoGV, sem cobrança adicional.
