fbpx

Dia a dia

Capixaba cria protótipo do primeiro carro elétrico nacional

Expectativa é que esse seja o primeiro modelo de carro elétrico produzido em série no país

Publicado

em

Na imagem, um carro cinza aparece. Ao fundo um mar, com uma ponte

Objetivo é que seja o primeiro carro elétrico produzido em massa no país. Foto: Divulgação

O empresário capixaba Flávio Figueiredo Assis lançou o primeiro protótipo de carro elétrico montado no Brasil. Com a empresa “Lecar“, ele lançou o carro Model 459, uma espécie de “sedã SUV cupê”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A expectativa é que esse seja o primeiro modelo de carros elétricos produzidos em série no país. De acordo com a Lecar, o modelo terá autonomia de 400 km e será vendido por aproximadamente R$ 279 mil.

Toda a equipe que participou da criação do projeto do carro até o protótipo foi escolhida pelo empresário. São 30 profissionais que já trabalharam nas mais renomadas montadoras. O capital é 100% próprio, mas a expectativa é fazer o IPO (oferta pública inicial) em 2025.

> Superapp vai solicitar 2ª via do RG e até remédios da Farmácia Cidadã

Inicialmente, a expectativa é conseguir vender 300 veículos por mês a partir de dezembro de 2024, provável mês de lançamento oficial. O foco das vendas será São Paulo, Campinas e São José dos Campos, mas o objetivo é espalhar por todo o país.

Material

O Lecar Model 459 terá motores e baterias chinesas, da Wiston, que também fornece para Volkswagen e Hyundai. Todos os outros materiais serão produzidos no Brasil. De acordo com o site, o material do carro é o mesmo utilizado em automóveis de fórmula 1 apropriado as condições tropicais e litorâneas do Brasil.

> ChatGTP: veja como conversar por áudio com a tecnologia

Outra curiosidade sobre o carro é que não será utilizada nenhum tipo de tinta. O composto SMC, que será o material do carro, não tem necessidade de pintura. A ideia ainda é fazer com que o carro possa ter estampas peliculares que tem aplicação de baixo custo.

Testes e venda

Em fevereiro, o carro segue para uma série de homologações em Londres, na Inglaterra, onde será submetido a avaliações de impacto, aerodinâmica e até simuladores de segurança. Essa etapa tem previsão de terminar em novembro.

> Google lança “Gemini”, uma nova inteligência artificial. Entenda

O modelo atinge 100 km/h em cerca de 3.9 segundos e atinge até 250 km/h. Os interessados em adquirir podem fazer uma pré reserva pelo site, informando os dados para receber o automóvel quando for oficialmente lançado.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui