fbpx

Dia a dia

Câmera no acesso à Terceira Ponte já está multando? Entenda!

A instalação da câmera foi feita pela prefeitura para coibir também a conversão irregular na avenida Hugo Musso

Publicado

em

A câmera de videomonitoramento foi instalada no cruzamento da avenida Hugo Musso e rua Ceará. Foto: Josué de Oliveira

Motoristas que trafegam na Praia da Costa, em Vila Velha, já notaram que foi instalada no cruzamento entre a avenida Hugo Musso e Ceará (do posto Moby Dick) uma câmera de videomonitoramento. O equipamento foi instalado pela prefeitura para coibir infrações de trânsito na região. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Uma delas é para quem segue pela avenida Hugo Musso e utiliza a rua Ceará para acessar a Terceira Ponte. A via tem três faixas, mas apenas duas podem ser usadas para fazer a conversão. 

No local, no entanto, principalmente em horários de pico, é comum os motoristas que estão faixa da esquerda entrarem na avenida Ceará, o que causa riscos de acidentes e complica ainda mais o trânsito. 

Segundo a prefeitura, a câmera de videomonitoramento instalada ainda não está realizando a fiscalização. “Isso irá acontecer somente após a instalação das placas de sinalização, que informam que a área é monitorada por câmeras”, explicou a Secretaria de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha por nota.

A pasta não informou, no entanto, quando as placas de sinalização serão instaladas, mas que provavelmente deve ocorrer ainda este ano.  

Vila Velha tem 100 câmeras te vigiando. Todas multam?

Outros tipos de infração também poderão ser flagradas pela câmera, como estacionamento em local proibido, estacionamento em faixas de pedestres, fila dupla e uso do aparelho de celular ao volante. 

A fiscalização no trânsito de Vila Velha é realizada com agentes da guarda in loco e também por videomonitoramento. Em abril de 2022, através da resolução 909/22 do Contran, foi regulamentada a aplicação de multa por câmeras de vigilância. 

Atualmente, o município possui cerca de 100 câmeras de videomonitoramento espalhadas em diversos bairros da cidade. De acordo com dados da prefeitura, de janeiro a dezembro de 2022, foram 15.185 autuações a motoristas infratores.

São 15 pontos de monitoramento e 27 vias vigiadas pelas câmeras. Entre as ruas estão a Santa Leopoldina, em Itaparica; e a Rodovia Carlos Lindenberg, além da orla da cidade. 

Foi multado? O que fazer

Quem receber uma notificação em casa, pode recorrer. O subinspetor de trânsito da Guarda Municipal de Vila Velha, Leandro Rhein, explicou como fazer. “No primeiro momento o motorista é notificado da autuação. Ele tem o período de defesa prévia, que é a inconsistência em algum dado do auto de infração. E também de indicação do condutor. Depois essa notificação é processada e aí sim se tornará uma multa, e o motorista faz o recurso. Todo esse procedimento é feito na prefeitura ou no site da prefeitura”.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui