fbpx

Dia a dia

Caixas de som irritam banhistas em praias de Guarapari

Apesar da proibição, as caixas de som invadiram as praias do balneário de Guarapari

Publicado

em

caixa de som

Apesar de proibidas em Guarapari, as caixas de som tomam conta das praias. Foto: Divulgação (Leitor)

Moradores e turistas de Guarapari não estão tendo sossego para curtir um dia tranquilo de praia durante o verão nas areias do balneário mais procurado do Espírito Santo. A “invasão” de caixas de som tem irritado bastante os frequentadores da Praia da Bacutia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Nesta sexta-feira (2), por exemplo, apesar de placas proibindo o som alto, muitos frequentadores estavam com suas caixas tocando música em volume elevado. Um banhista afirmou que, somente no período em que esteve no local, presenciou o uso de cinco equipamentos de som. “Liguei para a polícia, mas me informaram que eu deveria ligar para o Disque Silêncio da prefeitura. Não tem como ficar na praia com o volume desses equipamentos”, reclamou um banhista que preferiu não se identificar.

De acordo com a prefeitura do município, desde dezembro de 2022 foi criado um decreto que proíbe o uso de caixas de som e amplificadores nas praias da cidade. A medida foi tomada para garantir o sossego e o bem-estar de todos, já que o som alto pode ser um incômodo para quem frequenta o litoral.

Apesar de proibidas, as caixas de som tomam conta das praias de Guarapari. Foto: Divulgação (Leitor)

“Isso vale especialmente durante a alta temporada (de dezembro a março e julho), feriados prolongados e dias com grande número de banhistas. Só é permitido o uso de som nas praias se houver autorização do Poder Público. Quem descumprir essa regra pode ser multado em R$ 1.950 e ter o equipamento apreendido. Se houver reincidência, a multa pode ser maior.”

Qualquer pessoa que se sentir incomodada pelo som excessivo pode acionar os órgãos responsáveis para que a situação seja resolvida. Caso o incômodo seja geral, a Polícia Militar também tem poder de atuação e pode apreender os aparelhos. O decreto visa garantir que todos possam aproveitar as praias de Guarapari sem o incômodo de ruídos elevados.

“Neste primeiro momento, o intuito principal do município é agir de forma educativa e orientativa com moradores e turistas. A atual gestão do prefeito Rodrigo Borges assumiu há dois dias e reitera seu compromisso de zelar pelo cumprimento das leis e normas estabelecidas no município”, diz a nota.

A Polícia Militar foi procurada pela reportagem no início da noite desta sexta-feira, mas ainda não havia se posicionado até o fechamento. A matéria será atualizada assim que houver retorno.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui