Dia a dia
Buaiz Alimentos realiza oficina de culinária para pacientes oncológicos
A primeira aula da temporada 2025 acontece nesta sexta-feira (11), no Centro de Vivências Casa Rosa. As inscrições estão abertas

Buaiz Alimentos oferece oficinas de culinária terapêutica para pacientes oncológicos. Foto: Divulgação
A Buaiz Alimentos se uniu, mais uma vez, à Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), para realizar oficinas de culinária gratuitas com os pacientes do SUS, em tratamento do câncer no Hospital Santa Rita. As oficinas acontecerão no Centro de Vivência Casa Rosa, a partir desta sexta-feira (11), sendo uma aula por mês, durante seis meses. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone 2799276-4832 (ligação ou whatsapp).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As oficinas são voltadas para pacientes do SUS em tratamento oncológico ambulatorial. Pela iniciativa, que tem o apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB), eles aprenderão a fazer bolos, pães e biscoitos caseiros. Ao todo, serão ofertadas 10 vagas por turma. As oficinas acontecerão uma vez por mês, nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto e outubro, com uma turma pela manhã, das 8h às 11h30, e outra à tarde, das 13h30 às 17h.
Ministradas pelo chef e consultor técnico em panificação da Buaiz Alimentos, Genilson Pereira, as oficinas de culinária têm o objetivo de unir vivência terapêutica, diversão e qualificação profissional, contribuindo para interação social e o bem-estar dos pacientes em tratamento do câncer, além de possibilitar a reinserção no mercado de trabalho.
“Ficamos felizes com esta parceria que já dura quatro anos e tem feito tanto sucesso com os nossos pacientes. As oficinas de culinárias representam uma atividade terapêutica que promove, além de bem-estar, a inclusão produtiva, viabilizando oportunidades para as pacientes que desejam voltar ao mercado de trabalho, após o tratamento, seja por meio de emprego formal ou empreendedorismo”, afirma Débora Pesca, supervisora da Afecc.
Debora reforça que sair do ambiente hospitalar e interagir com outras pessoas em momentos de diversão e descontração, como acontece nas oficinas terapêuticas, traz benefícios para o paciente e reflete no sucesso do tratamento.
Para a vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz, a parceria representa o compromisso da empresa em compartilhar conhecimento e contribuir com projetos sociais que transformam a vida das pessoas. “Faz parte do nosso propósito apoiar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento social e humano e trabalhar em prol de causas que impactam positivamente a vida das pessoas, como é o caso da Afecc”, afirma.
Segundo a presidente da Afecc, Marilucia Dalla, o Centro de Vivência Casa Rosa busca oferecer oficinas terapêuticas de diversos tipos, como atividades artesanais, de culinária, de corte e costura, de bordados, entre outras, que possam, além de possibilitar uma renda extra, trazer benefícios para o dia a dia do paciente. “Essas ações, que também ocupam de forma prazerosa o tempo do paciente, fazem o papel de inclusão produtiva, resgatam a autoestima e o bem-estar, dando um outro sentido à vida deles”, pontua.
LEIA MAIS:
