fbpx

Dia a dia

BRs, ferrovias, barragem e hospitais. Veja para onde vão os R$ 65,9 bi do PAC no ES

O novo PAC foi lançado nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, em evento com o presidente Lula e o governador Renato Casagrande

Publicado

em

As obras de duplicação da BR-101 e 262 estão incluídas no novo PAC. Foto: Divulgação

Foi lançado, nesta sexta-feira (11), pelo governo federal o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Espírito Santo será beneficiado com R$ 65,9 bilhões, que serão destinados para 40 municípios.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Entre as principais obras estão a concessão/duplicação da BR-262; a construção do Contorno do Mestre Álvaro; a barragem Rio Jucu; o novo Hospital Geral de Cariacica e moradias do Minha Casa, Minha Vida.

Na Grande Vitória, por exemplo, todos os municipios terão recursos para as obras do PAC.

Já no interior serão beneficiadas cidades como Cacheiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Guaçuí e Píúma no Sul do estado.

No norte, foram contempladas São Mateus, Colatinha, Linhares, São Gabriel da Palha, Nova Venécia e Sooretama.

O secretário de Economia e Planejamento Álvaro Duboc, explicou que a maioria das prioridades apresentadas pelo Governo do Estado ao programa foi acatada pela União.

As principais delas, segundo Duboc, é a conclusão da BR-101 e a duplicação da BR-262, ambas incluídas no programa.

“O diálogo começou em janeiro, quando o presidente Lula reuniu os governadores e apresentamos 14 obras estratégicas que vão modernizar a malha logística do estado”, disse.

Entram no planejamento também as BR-447, que liga a rodovia Darly Santos ao porto de Capuaba, em Vila Velha, e a BR-259, que liga João Neiva até Minas Gerais.

Além das BRs, o PAC destinará recursos para modernização de ferrovias, entre elas, o corredor centro-leste, que liga Cariacica a Anchieta.

Essa é uma obra da Vale, mas que o governo apresentou proposta de aplicação de recursos federais para que a linha chegue até o Rio de Janeiro.

Outra ferrovia que terá investimento é a Centro Atlântica, que liga Goiás a Minas Gerais. Com recursos do PAC poderá fazer a interligação com a linha Vitória – Minas.

Outra obra que está incluída no PAC é a construção da barragem do Rio Jucu que, segundo Duboc, é uma obra de contenção para garantir a segurança no abastecimento de água na região metropolitana.

A barragem será construída na região conhecida como Vista Linda, entre os municípios de Domingos Martins e Viana.

Entre as prioridades do Governo, que também foram acatadas, está a obra do Hospital Geral de Cariacica. Os trabalhos já estão em andamento com recursos estaduais, mas também vai receber verba federal.

Do pacote apresentado pelo Governo Estadual, quatro pedidos não foram incluídos no PAC. São elas: aeroporto de Cachoeiro, que agora será licitado com recursos estaduais; Terceira Ponte de Colatina, fixação da Foz do Rio Cricaré, no norte do estado, e proteção costeira no litoral de Piúma.

“O anúncio foi feito hoje pela manhã. O próximo passo é retomar a discussão com o Governo Federal para organizar o plano de ação e definir os prazos para cada um desses investimentos. Segundo a ministra Simone Tebet, esse recurso do PAC estarão garantidos no Plano Plurianual”, explicou Duboc.

O PAC vai destinar recursos ainda para obras de saneamento básico, casas populares, construção de creches e quadras esportivas.

O governador Renato Casagrande recebeu com otimismo o novo programa e considerou a retomada do diálogo entre a União e os estados federativos.

“Com a União retomando o seu papel de principal financiador da infraestrutura nacional. Teremos ainda investimentos em habitação e tecnologia. Esperamos resolver desafios históricos, que são de responsabilidade do Governo Federal, como é o caso das BRs que cortam o Espírito Santo”, disse o governador.

E prosseguiu:  “Temos algumas obras que vão nos ajudar a resolver nossos desafios, como a conclusão do Hospital Geral de Cariacica, por exemplo. O programa vai nos auxiliar a investir em tecnologia, construção de barragens e na transformação das cidades tradicionais em cidades eficientes e mais sustentáveis”, pontuou o capixaba.

Veja AQUI a relação de todas as obras e os municípios beneficidos com recursos do Governo Federal.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui