Dia a dia
Brasil comemora 134 anos sendo República. Entenda o feriado
Em 1889, o marechal Deodoro da Fonseca foi nomeado oficialmente o primeiro presidente do Brasil após expulsar a família real do poder

Proclamação da República, de Benedito Calixto é um dos quadros mais famosos sobre a data. Foto: Reprodução
O dia 15 de novembro é marcado pelo feriado da Proclamação da República. Neste ano, é celebrado o 134º aniversário da república brasileira. Mesmo sabendo o motivo do feriado, muita gente não sabe a história por trás dele.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Desde o início dos anos de 1870, os reflexos da Guerra do Paraguai começaram a atingir o sistema de governo de Dom Pedro II. Isso gerou uma enorme crise no regime monárquico principalmente após o lançamento do Manifesto Republicano, um texto que ia contra a monarquia da época.
Ao longo dos anos, foram surgindo novos apoiadores da ideia. No meio disso, a insatisfação dos militares também enfraquecia a popularidade do imperador. A relação do Exército Brasileiro com a política também foi um dos motivos que levou à Proclamação da República porque a monarquia buscava silenciar os militares que manifestassem as opiniões.
> Você conhece a angolana que libertou centenas de escravizados no ES?
Aos poucos, o sentimento republicano foi aparecendo no meio da população. O Manifesto Republicano se transformou em um norteador do movimento até o fim dos anos de 1880. Também nesse período, o movimento em defesa da abolição cresceu e grande parte desses abolicionistas também defendiam a república.

Monumento em Campo de Santana, próximo ao local em que foi feita a proclamação. Foto: Reprodução/Tito Martins
No meio de todas essas crises, foram aparecendo manifestações públicas e críticas ao império. Em novembro de 1889, a conspiração contra a monarquia estava em curso e contava com alguns nomes famosos da época mas queriam a adesão do marechal Deodoro da Fonseca, um militar influente e primeiro presidente do Clube Militar.
Como foi
Após convencê-lo de participar do movimento, surgiram boatos de que poderia ocorrer um golpe e, no dia 14 de novembro, informações falsas sobre a monarquia foram veiculadas para conseguir mais adeptos ao movimento.
> De amores à fantasias: conheça cinco lendas capixabas
O golpe contra a monarquia ocorreu, de fato, no dia 15 de novembro. Deodoro da Fonseca e as tropas foram até o quartel-general em Campo do Santana e exigiram a demissão do Visconde de Ouro Preto da presidência do gabinete ministerial. O visconde se demitiu e foi preso por ordem de Deodoro da Fonseca.
Esperando que Dom Pedro II voltasse para organizar um novo gabinete, o marechal ficou no quartel, mas desistiu e retornou para casa. A derrubada do gabinete não terminou no dia 15 e as negociações seguiram até uma sessão extraordinária na Câmara Municipal do Rio de Janeiro para que ocorresse uma solenidade de Proclamação da República.
Quem anunciou oficialmente a república foi o vereador José do Patrocínio. Houveram celebrações nas ruas do Rio de Janeiro para comemorar o marco. Nesse dia, Dom Pedro II permanecia crente que a situação se resolveria.
> Theatro Carlos Gomes: conheça a história do luxuoso ponto turístico
Nesse mesmo dia um governo provisório foi formado sendo o marechal Deodoro da Fonseca o primeiro presidente do Brasil. No dia 16 de novembro a família real foi expulsa do Brasil e com isso a monarquia portuguesa acabava no país.
Bandeira
As cores verde e amarela já faziam parte da bandeira do Brasil desde o período imperial, com a família de Dom Pedro. Com a república, foram feitas alterações para que o país tivesse um novo símbolo. Em 15 de novembro foi lançada a primeira versão da bandeira republicana, com listras verde e amarelo sendo uma cópia da bandeira dos Estados Unidos.

Bandeira pós proclamação que durou apenas quatro dias. Foto: Reprodução
O desenho não agradou muita gente e apenas quatro dias depois ela foi alterada. No dia 19 de novembro ela foi modificada para o formato que é conhecida hoje. Em maio de 1992, a bandeira foi novamente alterada para acrescentar as estrelas representando os novos estados, mas manteve o padrão com o losango e o círculo interno.
A famosa frase “Ordem e Progresso” surgiu também nessa versão republicana. Ela foi inspirada no pensador positivista Auguste Comte, que dizia “O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”.
