fbpx

Dia a dia

Barulho de moto vai parar na Justiça após blitz na Serra

Cinco condutores foram autuados durante a Operação Escape Zero, que abordou 181 veículos em bairros da Serra

Publicado

em

Cinco condutores foram autuados durante a Operação Escape Zero, que abordou 181 veículos em bairros da Serra

Cinco condutores foram autuados durante a Operação Escape Zero, que abordou 181 veículos em bairros da Serra. Foto: Divulgação/PMS

Cinco motociclistas flagrados com escapamentos irregulares na última quarta-feira (24) vão responder na Justiça por perturbação do sossego. A infração foi registrada durante a Operação Escape Zero, realizada nos bairros Barcelona e Nova Carapina, na Serra. A ação abordou 181 veículos, sendo 167 motocicletas, foco principal da fiscalização.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Operação teve testes com bafômetro e toxicológico

Durante a blitz, agentes também aplicaram quatro testes com bafômetro passivo, dos quais dois condutores recusaram o procedimento. Um teste toxicológico também foi realizado. No total, os agentes lavraram 55 Autos de Infração de Trânsito (AITs) por diferentes motivos.

Além disso, a operação teve como objetivo coibir o uso de escapamentos fora dos padrões de ruído estabelecidos por lei, uma prática considerada infração de trânsito e que gera reclamações constantes de moradores.

Fiscalização teve apoio de várias forças de segurança

A ação foi coordenada pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) e contou com apoio do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), Guarda Civil Municipal, BPTran, 6º Batalhão da Polícia Militar, Detran-ES e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, afirmou que o combate à poluição sonora é uma questão de bem-estar coletivo. “Ruído excessivo não é apenas incômodo: é uma questão de respeito coletivo”, disse.

Município promete manter fiscalização ativa

De acordo com o diretor do DOT, Fábio Alves, a atuação conjunta amplia a capacidade de autuação e reforça a responsabilidade no trânsito. “O escapamento irregular é uma infração que gera transtornos à comunidade e coloca em risco o bem-estar das pessoas”, destacou.

A Operação Escape Zero vem sendo usada pela prefeitura da Serra como ferramenta permanente para reduzir a poluição sonora provocada por motos com escapamentos adulterados, especialmente em bairros densamente povoados, onde o barulho tem maior impacto.

LEIA MAIS: