fbpx

Dia a dia

Barcos abandonados na Praia da Costa serão alvo de fiscalização

Ação começa nesta sexta-feira (18) em Vila Velha e prevê notificação, multas e remoção de embarcações irregulares na orla

Publicado

em

Sol na Praia da Costa

Praia da Costa, em Vila Velha. Foto: Patrícia Battestin

A presença de barcos abandonados e embarcações irregulares nas praias de Vila Velha vai ser alvo de uma operação de fiscalização nesta sexta-feira (18). A ação, que terá início às 8h30 pela Praia da Costa, busca garantir a segurança dos frequentadores e o ordenamento da faixa litorânea do município.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O trabalho será conduzido por equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca em conjunto com a Coordenação de Posturas da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu). O objetivo é localizar embarcações que estejam abandonadas, sem identificação ou fora das normas ambientais e urbanas.

Nos casos em que forem identificadas irregularidades, os responsáveis pelos barcos serão notificados e terão até 20 dias para retirar o material do local. Caso contrário, poderão ser multados, ter a embarcação removida de forma compulsória e ainda responder judicialmente.

Risco à segurança e ao meio ambiente

A ação é uma tentativa de conter problemas recorrentes, como acúmulo de lixo, risco de acidentes e até utilização indevida do espaço público. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, o abandono de embarcações compromete o uso adequado da praia.

“Nosso foco é garantir que os espaços públicos da cidade sejam bem cuidados e seguros. Embarcações abandonadas comprometem o uso adequado da praia e representam riscos à população”, afirmou.

Meta é recuperar a orla

O subsecretário de Agricultura e Pesca, Fábio Barcellos, pontua que a medida é essencial para preservar as condições ambientais e garantir o respeito à legislação vigente. “Essa é uma medida essencial para proteger nossas praias, garantir a limpeza, a segurança da população e o respeito à legislação ambiental e urbana”, disse.

Já o secretário Douglas Pinheiro reforça que a ação em parceria com a Semsu vai além de uma fiscalização: é uma medida de cuidado com a cidade. “O ordenamento de nossa orla traz benefícios para todos. Essa atividade, em conjunto com a Coordenação de Posturas da Secretaria de Serviços Urbanos, é fundamental para proporcionarmos mais tranquilidade para a população”, afirmou.

Outras praias do município também devem ser fiscalizadas nas próximas semanas. A Prefeitura reforça que manter os espaços públicos limpos e organizados é uma responsabilidade coletiva.

LEIA MAIS: