Dia a dia
Bandeiras vermelhas de alerta em praias de Vila Velha. O que elas significam?
É importante que os banhistas observem as bandeiras e sigam as orientações dos guarda-vidas para evitar acidentes no mar
Trechos das praias da Praia da Costa e da Praia de Itaparica, em Vila Velha, estão em alerta devido ao risco de afogamento, com bandeiras indicando o perigo. A formação de um ciclone extratropical no último domingo (11) está causando forte agitação marítima e ressaca no litoral do Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Luis Carlos Bastos, gerente do Salvamar de Vila Velha, explicou que a colocação das bandeiras é realizada pelos guarda-vidas, que analisam a situação do mar e solicitam a instalação das sinalizações conforme a necessidade.
> Cidades do ES batem recorde de frio. Veja a temperatura
“Hoje de manhã, começamos a colocar as bandeiras a pedido dos guarda-vidas. Eles avaliam se o mar está revolto e nos informam. Temos sinalizações para diferentes níveis de risco: verde para apto ao banho, amarela para risco de afogamento e vermelha para alto risco de afogamento, mesmo com a presença do guarda-vida. Em casos de perigo, usamos a bandeira dupla vermelha para interditar a área e recomendamos que os banhistas nem entrem no mar,” explica Bastos.
Os guarda-vidas atuam todos os dias nas praias e lagoas de Vila Velha, das 8h às 18h. Durante a alta temporada, o município conta com 138 guarda-vidas distribuídos em 32 postos, desde a Praia da Costa até Ponta da Fruta. Na baixa temporada, 98 profissionais são alocados em 23 postos. As equipes também contam com o auxílio de botes e jetskis para atender ocorrências.
> Mais ruas de Vila Velha ganharam novo sentido. Veja quais
Bastos reforça a importância dos banhistas observarem as bandeiras e seguirem as orientações dos guarda-vidas. “Se tiverem dúvida, as bandeiras têm o significado escrito, ou podem se informar diretamente com os guarda-vidas. Estamos aqui para garantir a segurança de todos e evitar acidentes”, pontuou o gerente do Salvamar.
ALERTA DE AGITAÇÃO MARÍTIMA
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) alerta que os ventos moderados a fortes, que sopram em direção à costa capixaba, ocasionam a agitação marítima, elevando a altura das ondas.
Ao longo da costa, a agitação deve ficar elevada até sexta-feira (16), podendo retornar no começo da próxima semana. Os ventos seguem sustentados durante a próxima semana, com possibilidades de rajadas entre o litoral sul e o metropolitano ao longo do período.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui