Dia a dia
Banda de congo vai tocar na posse de Casagrande. Veja detalhes da cerimônia
A cerimônia de posse acontece neste domingo na Assembleia e no Palácio Anchieta
O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), será reconduzido ao cargo para mais um mandato de quatro anos após ser reeleito em segundo turno no dia 30 de novembro.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As solenidades acontecem na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e no Palácio Anchieta. E terão diversos rituais, inclusive com apresentação de banda de congo, uma das principais manifestações da cultura capixaba.
A primeira cerimônia será na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), neste domingo (1º), às 14h30.
Casagrande e seu vice, Ricardo Ferraço, entram pelo térreo do Palácio Domingos Martins e aguardam no Salão Nobre.
O presidente da Ales, Erick Musso (Republicanos), solicitará, então, que uma comitiva de deputados conduza o governador e o vice eleitos ao Plenário Dirceu Cardoso, onde será realizada a cerimônia.
A Banda da Polícia Militar executará os hinos do Brasil, do Espírito Santo e à Bandeira.
O presidente da Casa fará seu discurso e, logo após, governador e vice farão o juramento com o compromisso de manter, defender e cumprir as Constituições Federal e do Estado, observar as leis e promover o bem geral do povo espírito-santense.
Após a leitura da Declaração de Compromisso Constitucional e da assinatura do termo de posse, Renato Casagrande fará o seu discurso como governador reconduzido.
Faixa
Depois da sessão solene de posse na Assembleia Legislativa, o governador Renato Casagrande se deslocará para o Palácio Anchieta, às 16 horas, onde vai passar em revista a tropa na parte lateral da sede do Executivo, em frente à Praça João Clímaco.
Em seguida, uma banda de congo acompanhará o governador e comitiva até as escadarias do Palácio.
A comitiva entrará pela escadaria e seguirá para o Salão São Tiago, onde acontecerá a assinatura do livro de posse, o recebimento da faixa e o discurso.
Em seguida, o governador concederá entrevista coletiva no Salão do Piano e, na sequência, receberá a população para cumprimentos no Salão Nobre.
Quem é Renato Casagrande (PSB)
Aos 61 anos, o atual governador vai exercer o seu terceiro mandato no Palácio Anchieta.
Após breve passagem pelo PCdoB e pelo MDB nos anos 1980, construiu sua trajetória política no Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla pela qual exerceu todos os seus mandatos.
Foi deputado estadual (1991-1994), vice-governador de Vitor Buaiz (1995-1998) e secretário estadual de Agricultura. Em 1998, concorreu ao governo pela primeira vez, na eleição vencida por José Ignácio Ferreira.
Tornou-se deputado federal em 2002, senador em 2006 e governador em 2010. Em 2014, não conseguiu se reeleger, tendo perdido a eleição para Paulo Hartung. Na eleição passada, em 2018, voltou ao Palácio Anchieta, vencendo no 1º turno.
É secretário-geral do PSB no país. Assim como seu partido, pode ser considerado um político de centro-esquerda. Mas neste pleito, assim como em suas eleições anteriores, formou uma ampla coalização que inclui partidos de esquerda, de centro e de direita.
Na eleição à Presidência, mantendo coerência com a aliança nacional do seu partido, concretizada na chapa Lula/Alckmin (PSB), apoiou o candidato do PT.
Já declarou que votará em Lula e que fará campanha unicamente para ele no Espírito Santo.
