fbpx

Dia a dia

“Avião da FAB passou pertinho de mim e não me viu”, conta empresário

Maikel Araújo, criador do Macakids, relatou momentos de tensão ao ficar à deriva junto com o piloto Ronald Menezes

Publicado

em

Maikel, criador do Macakids, e Ronald ficaram três dias à deriva. Foto: Reprodução

Maikel, criador do Macakids, e Ronald ficaram três dias à deriva. Foto: Reprodução

O empresário Maikel Araújo, criador da Macakids, contou que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a passar perto da lancha em que ele e o piloto Ronald Menezes estavam, mas não foram avistados. Maikel falou com exclusividade com apresentadora Carol Monteiro, do programa Alô Espírito Santo (TV Sim/SBT), nesta quarta-feira (1).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Esse foi o momento que eu achei assim… se ele não tá me vendo, dificilmente o rebocador vai me ver ou outros vão me ver. Então foi o momento que eu comecei a pensar em nadar”, contou.

Na entrevista, Maikel destacou que a partir da segunda noite e já entrando no terceiro dia, o medo e o cansaço começaram a pesar. “Eu ia tentar nadar, a gente só tinha levado uma garrafa pequena de água, porque esses mergulhos que a gente faz são muito rápidos. Eu nunca ia imaginar que uma pane elétrica ia deixar a gente sem rádio e sem comunicação”.

O empresário, que aguarda a chegada da filha, também contou que agora considera o dia do resgate como um renascimento. “Agora tenho uma nova data de aniversário, dia 30 de setembro é meu novo aniversário. Agora é aproveitar e curtir a família.”

Para resistir, eles improvisaram uma vela, racionaram a pequena quantidade de água e comeram peixe cru da própria pescaria. “O Ronald foi essencial para estar comigo na lancha, ele improvisou uma vela na lancha, pra gente tentar ir para algum lugar onde a gente achava que poderia ser resgatado.”

Vai voltar a pescar em alto-mar?

Questionado se pretende voltar a pescar ou mergulhar em alto-mar, Maikel foi enfático: “O mergulho está na minha vida desde criança, mergulho de pesca é minha maior paixão, mas eu não pretendo voltar a mergulhar mais. Eu até falei, por mim pode deixar a lancha ali pra trás, deixa bater, deixa quebrar, leva só a gente. Eu tô vivo, eu quero ver minha filha crescer!”.

O caso

Maikel e Ronald desapareceram domingo (28), quando saíram para pescar em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. A dupla só foi resgatada no fim da tarde da última terça-feira (30), quando o navio mercante Santos Supplier, da empresa Bram — prestadora de serviços para a Petrobras —, avistou o barco a cerca de 2 milhas do Porto de Açu, no Norte do Rio de Janeiro.

O criador do Macakids e o piloto foram imediatamente resgatados pela equipe, receberam atendimento médico a bordo e desembarcaram no porto. Eles voltaram para o Espírito Santo ainda de madrugada e chegaram por volta das 6h da manhã.