fbpx

Dia a dia

Avião atropela e mata capivaras no aeroporto de Vitória

Três capivaras morreram após serem atingidas pela aeronave no momento realizava procedimento de pouso no aeroporto de Vitória

Publicado

em

Aeroporto de Vitória

Capivaras morrem após serem atropeladas por avião em Vitória. Foto: Josué de Oliveira

Um fato atípico chamou atenção no aeroporto de Vitória. Três capivaras morreram após serem atropeladas por um avião. A aeronave da Azul Linhas Aéreas Brasileira, estava em procedimento de pouso quando o acidente aconteceu. Devido ao incidente, a pista principal do aeroporto foi fechada temporariamente na noite da última segunda-feira (24).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Zurich Airport Brasil, administradora do aeroporto, informou que, logo após a colisão, as carcaças dos animais foram prontamente removidas pela equipe do aeroporto. Durante a limpeza da pista, o tráfego foi redirecionado para a pista 06/24 (Goiabeiras/Shopping Mestre Álvaro). As operações na pista 02/20 foram retomadas ainda na mesma noite.

Outros caos

Apesar de incomum, não é a primeira vez que situação semelhante acontece em Vitória. Em maio de 2019 outro incidente envolvendo capivaras foi registrado no aeroporto da capital capixaba. Desta vez, um avião da Gol colidiu com uma capivara durante a decolagem, por volta de meia-noite. A operação de voos precisou ser transferida temporariamente para a pista antiga.

Após a colisão, os técnicos inspecionaram a aeronave e constataram que a capivara havia atingido o trem de pouso. Uma equipe de limpeza foi acionada para remover os restos do animal da pista. A Gol informou que o comandante seguiu todos os procedimentos de segurança previstos e, por precaução, alternou o pouso para o Aeroporto de Guarulhos, em vez de Congonhas, como inicialmente planejado.

Caranguejo na pista

Em um vídeo  viralizou nas redes sociais, um piloto avisa aos passageiros que o pouso no terminal atrasaria por causa da presença de caranguejos na pista.

“Acredite se quiser, mas a aeronave que pousou pouco à nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista. A torre de controle nos obrigou que arremetêssemos para fazer uma vistoria e recolher esses caranguejos”, disse o comandante da aeronave.

Esse fato aconteceu em março de 2023. Na época, a  Zurich Airport Brasil, administradora do aeroporto, admitiu a suspensão temporária dos pousos, mas não confirmou a informação sobre a “quantidade absurda de caranguejos”. Segundo a empresa, foi constatada a presença de apenas um caranguejo na pista e, mesmo assim, os poucos foram suspensos.

Veja o vídeo:

 

O biólogo e mestrando em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Daniel Gosser Motta explicou na época sobre a presença dos guaiamuns na área. Segundo Motta, esse tipo de caranguejo é comum em regiões próximas ao mar e preferem locais mais secos, entre o mangue e a mata, situação encontrada no aeroporto de Vitória.  “Os guaiamuns são intimamente ligados aos padrões climáticos das estações e à fase lunar. Eles ficam mais ativos nas luas nova e cheia”, diz ele. Nós estamos na fase de lua nova e, para o biólogo, isso fez a cambada de caranguejos caminhar e parar na pista do aeroporto. “O normal é eles se deslocarem em grupo e há chances de isso voltar a ocorrer”, afirmou o especialista.

Um funcionário do aeroporto ouvido pela reportagem contou que foi solicitada a inspeção após a informação de que muitos caranguejos estariam na pista, mas que a viatura encontrou “apenas alguns”. “Mas só a esteira de turbulência que a turbina da aeronave projeta pode ter jogado os caranguejos para fora. Essa vibração deve ter limpado a pista. Já vi arremetida por capivara, raposa, cobra, mas caranguejo é a primeira vez”, afirmou.

 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui