Dia a dia
Avião atravessa pista e mata pelo menos uma pessoa em SP
Prefeitura de Ubatuba confirmou que avião passou direto na pista do aeroporto
Uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, e explodir na Praia do Cruzeiro na manhã desta quinta-feira (9). Imagens mostram a aeronave cruzando a pista e atingindo a faixa de areia já em chamas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo a última atualização, apenas o piloto morreu. Ele foi retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e não resistiu após tentativas de reanimação. O nome da vítima não foi divulgado.
Ver essa foto no Instagram
Na aeronave estavam cinco pessoas: o piloto, que morreu, um casal e duas crianças. De acordo com a capitã Karoline Magalhães, do Corpo de Bombeiros, os quatro passageiros foram resgatados conscientes e estabilizados, sendo encaminhados ao hospital.
Houve também feridos na orla da praia. A capitã dos bombeiros afirmou que uma pessoa sofreu fratura e foi socorrida pelo Samu. A concessionária Rede VOA, responsável pela administração do aeroporto, também confirmou que uma mulher e uma criança na praia foram atingidas e sobreviveram.
Ainda não está claro o número exato de feridos fora do avião. O acidente levanta questões sobre a segurança das operações no local, que fica próximo à praia e é cercado por áreas residenciais e comerciais.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e da concessionária permanecem no local para atendimento e investigação. As causas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades.
Aeronave
O avião está registrado no nome da família do produtor rural Nelvo Fries, conforme dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nelvo Fries possui propriedades rurais em Goiás e detém 33,3% da cota da aeronave, modelo Cessna Citation 525 CJ1, prefixo PR-GFS. Os demais cotistas incluem Celso Fries, com 33,3%, e Maria Gertrudes Fries, com 16,6%.
A aeronave, que conta com oito assentos, está em situação regular e possui Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até 3 de setembro deste ano. No entanto, não possui autorização para operar como táxi aéreo.
*Com informações do g1 e Metrópoles.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui