Dia a dia
Ave ameaçada de extinção resgatada em Fradinhos volta para a natureza
Ave estava com fraturas e ferimentos após ter entrado em um quintal de uma casa e ter sido ferido por um cachorro e foi cuidada por 15 dias até ser solta na Fonte Grande
Após 15 dias de cuidados e acompanhamento, o gavião-pombo (Amadonastur lacernulatus) resgatado em Fradinhos, no início do mês foi devolvido ao seu habitat natural, o Parque da Fonte Grande, em Vitória nesta sexta-feira (23). A ave estava com fraturas e ferimentos após ter entrado em um quintal de uma casa e ter sido ferida por um cachorro. Os cuidados foram feitos pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
No momento da soltura, quando a porta da caixa de transporte do animal foi aberta, ele voou rapidamente, determinado, demonstrando estar muito bem de volta para casa.
Há 15 dias, magro e desorientado, o gavião-pombo entrou no quintal de uma casa provavelmente em busca de alimentos. O cachorro da família o abocanhou, provocando fratura na pata e ferimentos graves pelo corpo. A moradora da casa conseguiu soltar a ave e o marido dela acionou o Serviço de Resgate de Animais Silvestres da Semmam.
“Esse atendimento por profissionais qualificados é importante para a sobrevivência do animal e para segurança das pessoas. Animais silvestres têm muitas especificidades que só técnicos habilitados sabem como proceder para não agravar a situação”, alerta o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Föeger. O bíologo Saulo Ramos foi quem fez o resgate e levou o animal para o tratamento adequado no Ipram.
Com o tratamento, o gavião ganhou peso, fortaleceu a pata, se recuperou dos ferimentos e foi considerado apto para a soltura pelo veterinário Leandro Egert, do Ipram. “Foi o primeiro gavião-pombo que tratei. Hoje tenho a sensação de missão cumprida, que todo nosso esforço valeu a pena, porque é um animal muito raro”, disse Leandro.
Veja o momento em que a ave retorna ao seu habitat:
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui