fbpx

Dia a dia

Autotestes de covid já são vendidos em farmácias do ES

O autoteste pode ser feito pela própria pessoa com sintomas

Publicado

em

Autoteste de covid-19. Foto: Walterson Rosa/MS

Aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em fevereiro, os autotestes de antígeno para detecção da covid-19 começaram a chegar nas farmácias e drogarias do Espírito Santo. Os valores variam de R$ 52,90 (em casos de promoções) a R$ 69,90.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O primeiro autoteste de covid-19 teve o registro concedido pela Anvisa em fevereiro. O produto é o “Novel Coronavírus (covid-19) Autoteste Antígeno”, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos. Poucos dias depois, o segundo teste foi autorizado. Esse último é o “Autoteste COVID Ag Detect”, da empresa Eco Diagnostica Ltda.

COMO FUNCIONA?

O autoteste é parecido com os testes rápidos, de farmácias, mas pode ser feito pela própria pessoa que tem os sintomas, em casa. O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab – uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal, a mais comum.

Assim como os testes de antígeno, o autoteste detecta o antígeno viral, uma estrutura do vírus que faz com que o corpo produza uma resposta imunológica contra ele – os anticorpos. Se o teste dá positivo, significa que a pessoa está infectada no momento do teste – e pode infectar outras.

Segundo a própria Anvisa , é indicado utilizar o autoteste “entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza (popularmente conhecida como nariz escorrendo), dores de cabeça e no corpo”.

“Caso você não tenha sintomas, mas tiver tido contato com alguém que testou positivo, aguarde cinco antes de usar o autoteste. O autoteste não define um diagnóstico, o qual deve ser realizado por um profissional de saúde. Seu caráter é orientativo, ou seja, não se trata de um atestado médico”, informou a Anvisa.

O Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno (CPMH) tem um QR Code disponível na bula do autoteste que dá acesso a um link (cpmh.com.br/autoteste) com um vídeo que traz todas as orientações sobre o uso do produto. Além disso, a CPMH disponibiliza uma central de atendimento, na qual profissionais da saúde especializados esclarecem dúvidas sobre a correta utilização do autoteste. O atendimento pode ser realizado via contato telefônico (0800), e-mail e por mensagens no aplicativo WhatsApp.