Dia a dia
Autoridades lamentam morte do pastor Gedelti Gueiros
Fundador da Igreja Cristã Maranata morreu aos 93 anos neste sábado (5); governo do ES decretou luto oficial de três dias

Pastor Gedelti, fundador da Igreja Maranata. Foto: Divulgação
Morreu na madrugada deste sábado (5), aos 93 anos, o pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata. Internado havia alguns dias por complicações cardíacas, Gedelti era considerado uma das mais importantes lideranças religiosas do Espírito Santo e teve sua morte lamentada por autoridades e fiéis em todo o país.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Diante da notícia, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou luto oficial de três dias no Estado. “Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do Pastor Gedelti Gueiros. Um homem de fé, que dedicou sua vida ao Evangelho e tocou milhares de pessoas com sua missão. Minha solidariedade à sua família e à Igreja Maranata”, afirmou Casagrande.
O vice-governador Ricardo Ferraço também prestou homenagem. “Luto oficial de três dias no Estado do Espírito Santo em memória do pastor Gedelti Gueiros. Recebemos com muita tristeza a notícia de seu falecimento. Amigo, sábio, líder, defensor da família e missionário da fé em nosso estado, no Brasil e no mundo. Momento de tristeza, dor e profunda reflexão. Desejamos muito conforto e carinho a todos da Igreja Maranata, à família e amigos”, disse.
Em Vila Velha, onde a Igreja Cristã Maranata foi fundada em 1968, o prefeito Arnaldinho Borgo destacou o alcance do trabalho do líder religioso. “Recebi, com profundo pesar, a notícia do falecimento do pastor Gedelti Gueiros. Em 1968, ele iniciou em Vila Velha um movimento religioso que ultrapassou fronteiras e, hoje, reúne mais de 1 milhão de fiéis no Brasil e no exterior. Gedelti deixa um legado espiritual profundo e marcante.”
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, também se manifestou. “Com pesar, nos despedimos do pastor Gedelti Gueiros. Nos solidarizamos com os familiares, amigos e fiéis da Igreja Cristã Maranata. Nossos votos de conforto e paz neste momento de dor.”
Em Cariacica, o prefeito Euclério Sampaio classificou Gedelti como “um grande líder religioso”. “É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo e grande líder religioso Gedelti Gueiros. Meus sentimentos a toda a Igreja e à família”, declarou.
De Viana, o prefeito Wanderson Bueno lamentou a perda. “Com pesar, lamentamos o falecimento do líder religioso, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata, Pastor Gedelti Gueiros. Agradecemos a Deus por seu exemplo de fé e coragem.”
O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado estadual Marcelo Santos, ressaltou a atuação social de Gedelti. “Uma triste manhã para o Espírito Santo e para o mundo. Nos despedimos do pastor Gedelti Gueiros, fundador da querida Igreja Maranata. Um homem de fé, sabedoria e compromisso com o próximo. Gedelti foi amigo do meu pai e um grande atuante nas obras sociais pelo mundo. Sua missão foi concluída com grandeza.”
Velório e sepultamento
O velório do pastor Gedelti ocorre neste sábado (5), a partir das 16h, em cerimônia aberta ao público no Maanaim de Carapina, na Serra. No domingo (6), está previsto o Culto de Passamento às 13h, com transmissão pelo canal oficial da Igreja Cristã Maranata no YouTube.
Também no domingo, o Corpo de Bombeiros realizará um cortejo com o corpo do pastor até o cemitério Parque da Paz, em Vila Velha, onde o sepultamento está marcado para as 16 horas.
