Dia a dia
Araçás, em Vila Velha, foi o bairro escolhido para teste do Censo 2022
Em Araçás, 14 recenseadores serão responsáveis por visitar os 10 setores censitários do bairro até meados de dezembro
Maior pesquisa demográfica do país, o Censo do IBGE vai visitar todos os domicílios brasileiros a partir de junho de 2022, visando compor um retrato preciso da sociedade em que vivemos. Mas, antes que os recenseadores cheguem aos mais de 70 milhões de domicílios, o IBGE vai testar toda a estrutura que envolve a operação.
A partir desta quinta-feira, dia 4 de novembro, uma localidade de cada estado brasileiro receberá um teste preparatório para o Censo 2022. No Espírito Santo, foi escolhido o bairro Araçás, em Vila Velha.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O teste deve se estender até meados de dezembro nas 27 unidades da federação, que serão percorridas por cerca de 250 recenseadores. Em Araçás, 14 recenseadores serão responsáveis por visitar os 10 setores censitários do bairro. De acordo com os dados do Censo 2010, Araçás era o 28º bairro mais populoso de Vila Velha, com 5.351 habitantes e 1.690 domicílios. Entre outros critérios para a escolha da localidade, como o número de setores e o deslocamento da equipe, foi levado em conta o estado de imunização da população contra a covid-19.
Em 2019, o Espírito Santo realizou o teste em três municípios: Santa Leopoldina, Aracruz (em terras indígenas) e Ibiraçu (comunidades quilombolas). A preparação visava o Censo 2020, que foi adiado devido à pandemia de covid-19.
Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia. Além disso, serão avaliados os aplicativos e sistemas desenvolvidos especificamente para o Censo, de modo a corrigir eventuais falhas e aperfeiçoá-los, além de testar, pela primeira vez em campo, a aplicação simultânea das três modalidades de coleta de dados: presencial, pela internet e por telefone.
Entrevistas
Qualquer morador capaz de fornecer as informações pode responder pelos demais moradores daquele domicílio. A entrevista poderá ocorrer presencialmente, respondendo às perguntas do questionário diretamente ao recenseador. Já o morador que optar pelo preenchimento pela internet, deverá informar ao recenseador seu e-mail e telefone para que lhe seja enviado um código que permitirá o acesso ao questionário online. Quem preferir, poderá responder por telefone em horário agendado com o recenseador.
Tudo será feito com segurança, de acordo com os protocolos de saúde locais, incluindo uso de máscara e protetor facial pelos recenseadores.
