Dia a dia
Aquaviário ganha reforço com a chegada de novo barco
O novo barco, chamado Mestre Álvaro conta com climatização, acessibilidade, espaço para bicicletas e capacidade para transportar cerca de 90 passageiros

O Sistema Aquaviário ganhou reforço com a chegada do quinto barco. Foto: Divulgação
O sistema aquaviário ganhou nesta semana sua quinta embarcação. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo Governo do estado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O novo barco, chamado Mestre Álvaro, segue o mesmo padrão dos anteriores: conta com climatização, acessibilidade, espaço para bicicletas e capacidade para transportar cerca de 90 passageiros.
A chegada da embarcação integra o planejamento da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), que prevê a expansão do sistema.
Atualmente, a estação Rodoviária está em obras e as estações Dom Bosco e Pio XII se encontram em fase de licitação. Para dar suporte a essa ampliação, foi necessário reforçar a frota.
Inicialmente, a Mestre Álvaro vai operar no trajeto entre a Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, em Vitória. Em seguida, também será incluída nas futuras linhas que atenderão às novas estações Dom Bosco e Pio XII.
Atualmente, o aquaviário transporta em média dois mil passageiros por dia. O serviço é integrado ao CartãoGV, oferece uma alternativa de deslocamento rápida, segura e confortável e ainda valoriza o turismo, já que percorre pontos de destaque da Baía de Vitória.
O secretário de estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou que os investimentos no modal precisam continuar.
“O aquaviário é um modal estratégico para a Região Metropolitana da Grande Vitória. Ele traz agilidade, amplia as opções de transporte para a população e também fortalece o turismo na capital. Continuar investindo nesse serviço é garantir mais qualidade, eficiência e integração na mobilidade urbana.”
Antes do início da operação, no entanto, a Semobi esclarece que é preciso aguardar a tramitação da documentação na Capitania dos Portos. Apenas após a conclusão desse processo a Mestre Álvaro será incorporada oficialmente às linhas do sistema aquaviário
