Dia a dia
Aquaviário: barco de dois andares deve começar a ser utilizado nos próximos dias
Quarto barco do sistema aquaviário, batizado de “Morro do Moreno”, chegou ao Espírito Santo no final de setembro

Nova embarcação do aquaviário tem dois andares. Foto: Divulgação/Governo do ES
A embarcação de dois andares do aquaviário deve começar a operar nos próximos dias. A informação foi dada pelo diretor-presidente da Ceturb, Marcelo Campos Antunes, em entrevista ao EStúdio 360 desta quarta-feira.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“A embarcação nova já está exatamente na fase de anúncio. O governador vai anunciar ela provavelmente nos próximos dias, e vou deixar esse anúncio para ele. Mas já está bem próximo. É bem provável que ele vá fazer uma primeira viagem nessa embarcação nos próximos dias”, contou Antunes.
O quarto barco do sistema aquaviário, batizado de “Morro do Moreno”, chegou ao Espírito Santo no final de setembro. A embarcação tem capacidade para cerca de 110 passageiros, e realizará o trajeto entre as estações de Prainha, em Vila Velha, e Praça do Papa, em Vitória.
Novas estações
O governo estadual prevê a construção de novas estações de transporte aquaviário para a Grande Vitória. Em Vitória, os estudos estão sendo feitos na região do antigo Dom Bosco e próximo a rodoviária de Vitória. A expectativa é de que as obras avancem em 2025.
As novas estações atenderão também a Vila Velha e Cariacica. Em Vila Velha, os estudos incluem áreas na Glória. Já para Cariacica, o espaço do antigo Museu da Vale, na divisa entre Cariacica e Vila Velha, poderá ser utilizado.
“A gente está em projeto. A gente espera que nesse próximo exercício em 2025, a gente consiga fazer a instalação e operação porque isso depende de conversa com o município. Como teve eleição municipal, a gente precisa realinhar os projetos”, explica o diretor-presidente da Ceturb-ES.
Novidades no Transcol
O transporte público da Grande Vitória, o Transcol, irá ganhar uma novidade relacionada a acessibilidade: o Transcol + Acessível. O novo serviço irá tirar de circulação o Mão Na Roda após 15 anos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30).
O Transcol + Acessível irá funcionar com 30 vans adaptadas, climatizadas e com Wi-Fi. Além disso, as vans também irão aparecer em um novo aplicativo que está sendo criado para facilitar no agendamento do veículo.
