Dia a dia
Aprenda a utilizar fogos de artifício com segurança
Capitão do Corpo de Bombeiros dá dicas para o uso seguro dos fogos de artifício e médico orienta sobre o que fazer em caso de acidentes
Os fogos de artifício têm o poder de deixar as festas de fim de ano muito mais bonitas e emocionantes, mas o uso incorreto deles também pode acabar com a alegria de todo mundo. A reportagem do ES 360 entrevistou um capitão do Corpo de Bombeiros para saber como fazer o uso desses dispositivos de maneira segura. E como acidentes acontecem, ouvimos também um médico intensivista para saber o que fazer se algo der errado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo o Capitão Junior, gerente de vistoria do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, os cuidados para o uso seguro dos fogos de artifício começam na escolha da loja. A primeira atitude a ser tomada é verificar se o local escolhido para comprar o dispositivo é legalizado e regularizado pelos órgãos responsáveis.
“Não compre seus fogos de artifício numa edificação que não possui alvará dos Bombeiros, nem toda certificação da Polícia Civil e do Exército”, orienta o capitão.
Em segundo lugar, é importante ficar atento à embalagem do produto. Os fogos de artifício devem estar em uma embalagem fechada corretamente, limpa e íntegra, sem amassados ou rupturas. Se a embalagem estiver danificada, isso pode ser um sinal de que o produto também está. “Se o produto estiver fora da embalagem, não compre”, alerta o bombeiro.
A embalagem também deve trazer instruções legíveis sobre a utilização do produto.
Utilização
Antes de fazer o acionamento dos fogos de artificio, é necessário ler atentamente as instruções da embalagem e seguir os passos indicados pelo fabricante. Os produtos vêm com suportes de lançamento que devem ser utilizados conforme a orientação. Também é importante não emendar um dispositivo no outro.
Uma dica é utilizar pedras para fixar os suportes no chão, para garantir que ficarão seguros e não vão pender para os lados. Na hora de acionar o dispositivo, é imprescindível escolher um local aberto e manter uma distância segura de pessoas, animais e edificações.
Falha
É importante ter atenção para o caso de haver falha após o acionamento do dispositivo. O capitão Junior explica que, se após a tentativa de acionamento, o produto não for projetado ou explodir, é necessário aguardar o tempo de segurança orientado na caixa do produto para se reaproximar. “Nunca reaproveite aquele produto que não foi acionado”, orienta o bombeiro.
Outras dicas de segurança:
- Não manusear fogos de artifício após o uso de bebida alcoólica;
- Não acender o dispositivo nas mãos, mesmo que seja uma simples bombinha. A orientação é acender, colocar no chão e se distanciar;
- Não colocar fogos de artificio no bolso, pois eles podem ter sua estrutura rompida ou umedecida.
Acidentes
Em caso de acidentes com fogos de artifício, é importante tomar alguns cuidados. Segundo o médico intensivista Rafael Melo, do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, a primeira atitude a ser tomada após uma queimadura é lavar o local com água corrente para remover resíduos. “Deve-se evitar usar gelo, pasta de dentes ou qualquer produto caseiro. Apenas água limpa”, orienta o profissional.
Também é importante não tocar na queimadura e não tentar retirar pedaços de roupa ou resíduos grudados na pele para evitar agravamento do ferimento. Após esses primeiros cuidados, cubra o ferimento com um pano limpo ou gaze para proteger a área até chegar ao atendimento médico.
Não deixe de procurar ajuda médica imediatamente, pois acidentes com fogos podem causar queimaduras graves, lesões oculares e amputações. Ir ao hospital é fundamental para avaliação e tratamento adequado. Se o ferimento for muito grave, com sangramento intenso, amputação ou perda de consciência, ligue para o 192 (Samu) imediatamente.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui