Dia a dia
Após acidentes, Vitória muda semáforos em cruzamento
O cruzamento entre a Reta da Penha e a Desembargador Santos Neves registravam muitos acidentes

Após acidentes, prefeitura recua e muda semáforos em cruzamento de Vitória. Agora todos abrem e fecham ao mesmo tempo. Foto: Josué de Oliveira
A Prefeitura de Vitória alterou o funcionamento dos semáforos no cruzamento entre a avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha) e a avenida Desembargador Santos Neves, um dos pontos mais movimentados da capital, depois de mais um acidente grave registrado na última quarta-feira (1). Na ocasião, uma mulher ficou ferida após a colisão entre um carro e uma motocicleta. O mesmo cruzamento já havia sido palco de outros acidentes.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A mudança ocorreu após publicação da reportagem do portal ES360 sobre a grande quantidade de acidentes no local. A dinâmica do tráfego gerava confusão porque os tempos de abertura dos sinais eram diferentes para cada faixa. Na Reta da Penha, por exemplo, motoristas que seguiam para a avenida Cesar Hilal, tinha o semáforo aberto enquanto os que estavam nas duas outras pistas em direção à Praça do Cauê, ficavam parados aguardado o sinal verde.
A dinâmica era a mesma na avenida Desembargador Santos Neves. Quem estava em direção à Reta da Penha e Américo Buaiz ficava parado do farol vermelho enquanto quem ia no sentido Praça do Caué tinha passagem liberada, o que causava confusão em muitos motoristas, principalmente os que não trafegavam pelo local com frequência.

Os semáforos da Reta da Penha agora abrem e fecham ao mesmo tempo, independente da pista em que os motoristas estejam. Foto: Josué de Oliveira
Agora, a prefeitura determinou que todos os semáforos do cruzamento abram e fechem ao mesmo tempo, independentemente da pista em que o motorista esteja. A medida busca reduzir as colisões e oferecer maior previsibilidade aos condutores.
Na última quarta-feira, o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano, disse à reportagem do portal ES360 que não seria possível fazer a alteração no sinal, já que teria que ser criado um quarto tempo, o que causaria mais congestionamentos nas vias, principalmente nos horários de pico.
E segundo ele, a maioria dos acidentes ocorriam por desatenção dos motoristas. No entanto, garantiu que a prefeitura iria colocar mais placas e reforçar a sinalização no local para evitar novas vítimas no cruzamento. “O que é mais importante é que as pessoas prestem atenção nas placas. Percebemos muitas pessoas falando ao celular. O semáforo fica amarelo, por exemplo, e o motorista acelera achando que o amarelo é para acelerar. Pelo contrário.”
Nesta quinta-feira, o secretário confirmou que foi feita a mudança, embora reconheça que a partir de agora o trânsito vai ficar mais congestionado. “Como gerou dúvida, pedi para mudar e agora todos têm o mesmo tempo semafórico. Mas isso vai causar mais trânsito na Reta da Penha. Com uma faixa livre o trânsito desafoga. Agora voltamos ao que era antes, mas vai gerar mais retenção”, disse.
Novo acidente no cruzamento
Mais um acidente foi registrado no cruzamento entre as avenidas Nossa Senhora da Penha e Desembargador Santos Neves, no bairro Santa Helena, em Vitória. A colisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (2), um dia após um acidente grave no mesmo local.
Imagens da TV Sim/SBT flagraram o momento do impacto. O vídeo mostra um carro que seguia pela Reta da Penha, no sentido Praça do Cauê, atingindo um motociclista que trafegava pela Desembargador Santos Neves. Segundo informações preliminares, o motociclista não sofreu ferimentos graves.
