Dia a dia
Após 15 anos em obras, Cais das Artes será inaugurado no ES
As obras do Cais das Artes, em Vitória, se arrastam há 15 anos. Agora já tem data para inauguração

O Cais das Artes, em Vitória, será aberto em dezembro. Foto: Danielli Saquetto
Depois de 15 anos de espera, marcados por obras paralisadas e indefinições, os capixabas finalmente poderão ver o Cais das Artes aberto ao público — ao menos parcialmente. O museu que funcionará no espaço será entregue em dezembro de 2025.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A informação foi confirmada pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). Já o teatro, que também integra o complexo e segue em obras, tem previsão de inauguração para maio de 2026. O investimento total ultrapassa R$ 150 milhões.
As intervenções em andamento incluem a recuperação de estruturas metálicas, impermeabilizações e dutos de ar. Também será instalada a rampa do museu, com painéis pré-moldados, além da continuidade da concretagem do piso do teatro. Estão previstas ainda a conclusão das consultorias de luminotécnica, áudio, vídeo, cenotécnica, instalação de caixilhos e vidros.
No teatro, já foram executadas as etapas de alvenaria, instalação de sanitários e bar, além da concretagem do piso. No museu, foi concluída a impermeabilização do piso de concreto, além da instalação do sistema de climatização, compartimentação vertical e inserção das placas pré-moldadas no edifício anexo.
Segundo o cronograma do DER-ES, as próximas etapas incluem concretagem de pisos no teatro, instalações elétricas e hidrossanitárias, tratamento do concreto aparente, execução de escadas, alvenaria, chapisco e reboco.
Também estão previstas a manutenção da ponte rolante e do reservatório de água, instalação de paredes em drywall, continuidade do sistema de climatização do museu, regularização do piso e revestimento em granito de pisos e paredes, além da cobertura da passarela do edifício anexo.
Em abril, o governador Renato Casagrande fez uma visita técnica ao Cais das Artes e lembrou os entraves enfrentados desde o início da obra, em 2010. Segundo ele, a empresa contratada inicialmente não teve condições de concluir o projeto e o abandonou. “Tivemos que fazer uma nova licitação. O governo seguinte não deu sequência e resolveu paralisar a construção novamente. Quando retornei ao governo em 2019, iniciamos as tratativas para a retomada das obras. Só que o caso foi parar na Justiça e só fechamos um acordo com o consórcio responsável, homologado pelo Poder Judiciário, em julho de 2023”, explicou o governador na ocasião.
Com a conclusão da obra, o Cais das Artes será um novo marco cultural no Espírito Santo. “Com esse novo espaço, o estado estará apto a receber espetáculos de grande porte, nacionais e internacionais, fortalecendo seu papel no cenário cultural. A obra simboliza um avanço significativo para a valorização da arte e da cultura no estado”, afirmou o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas.
