fbpx

Dia a dia

Aplicativo alerta sobre tiroteios em tempo real no Espírito Santo

Usuários compartilham informações sobre violência em tempo real, permitindo rotas seguras e prevenindo exposição a áreas de risco

Publicado

em

Onde Tem Tiro já é um app famoso no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Onde Tem Tiro já é um app famoso no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Você sabia que os moradores do Espírito Santo podem se orientar em tempo real sobre áreas com tiroteios e outros riscos pelo celular? O Aplicativo Onde Tem Tiroteio (OTT) é uma ferramenta que envia alertas descritos pelos usuários, permitindo que motoristas e pedestres planejem rotas seguras e evitem locais de perigo naquele momento.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O sistema atualiza os dados de acordo com os envios dos usuários. A participação colaborativa confirma se o alerta é real ou não a partir dos “núcleos” que são formados principalmente por moradores da região que foi citada.

Além de tiroteios, o aplicativo também pode ativar notificações de disparos ouvidos, arrastão, assalto, incêndio, manifestações, perseguição, operação policial e até toque de recolher. O OTT pode ser baixado pelo Android ou no iOS.

No Rio de Janeiro, o OTT já se tornou referência e foi destaque em jornais, rádios e emissoras de TV. A participação colaborativa da comunidade é apontada como fator decisivo para salvar vidas diariamente.

No ES

No RJ, um órgão específico fica responsável por atualizar algumas informações no aplicativo. O Centro de Operações informa sobre incêndios, trânsitos e manifestações. Já no Espírito Santo, o app não tem nenhuma ligação com o governo.

A Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp) esclareceu que não reconhece os dados do OTT como oficiais. Segundo o órgão, o monitoramento da criminalidade segue diretrizes do programa Estado Presente.

Além disso, não há estatística separada sobre tiroteios, e as ocorrências são registradas conforme tipificação do crime, como disparo de arma de fogo, tentativa de homicídio, homicídio ou confronto com a polícia.