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Dia a dia

Apagão em praça de pedágio coloca motoristas em risco na Rodovia do Sol

A antiga praça de pedágio na Rodovia do Sol está às escuras, causando risco de acidentes e assaltos para quem precisa passar pelo local

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Carros no pedágio rodovia do sol

Com a escuridão, motoristas precisam redobrar a atenção para evitar acidentes na Rodovia do Sol. Foto: Josué de Oliveira

Motoristas, pedestres e ciclistas que trafegam pela Rodovia do Sol, em Vila Velha, estão com medo de acidentes na região onde funcionava a praça de pedágio.

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Após o fim do contrato com a Rodosol que acabou com a cobrança do pedágio, as cabines foram desativadas e a região está completamente sem iluminação.

Os motoristas que trafegam nos dois sentidos da rodovia precisam redobrar a atenção pra evitar acidentes. Com o local às escuras, a chance de colisão com as estruturas das cabines e as muretas são iminentes.

O perigo também acontece por que a Ceturb-ES, que é responsável pela administração da rodovia, colocou cones que afunilam e limitam a passagem de carros pelas pistas da praça do pedágio.

Escuridão na rodovia do sol

Com a escuridão, motoristas precisam redobrar a atenção para evitar acidentes  e pedestres para não serem assaltados na Rodovia do Sol. Foto: Josué de Oliveira

Sem sinalização suficiente informando o motorista sobre os cones que causam o estreitamento das pistas, aliado à escuridão que toma conta do local, quem passa por ali sente medo e diz que a qualquer momento pode acontecer um acidente grave, já que o limite de velocidade é de 80 quilômetros por hora.

“É uma tragédia anunciada. Na quarta-feira eu fui pedalar e vi essa escuridão aqui. A qualquer momento um carro vai bater em tudo e causar um acidente grave”, disse o ciclista Elcio Neto.

O risco é para quem circula de bicicleta e também à pé. Além de acidente, as pessoas correm risco também de segurança. A escuridão é um prato cheio para atrair criminosos.

O tempo em que a reportagem do ES360 ficou no local viu muita gente voltando do trabalho. Um desses pedestres, que não quis dar entrevista, usa até uma lanterna para tentar se proteger da ação dos criminosos.

E não é apenas na antiga praça de pedágio que a falta de iluminação representa uma ameaça aos motoristas. Outros trechos da rodovia também estão às escuras.

O que diz a Ceturb-ES:

A Ceturb-ES informa que um transformador da praça de pedágio havia queimado, mas o problema foi corrigido na manhã desta sexta-feira(01).

Quanto à manutenção da iluminação pública nos trechos da rodovia a competência é dos municípios.

Considerando que não há mais cobrança de pedágio, não existe  a necessidade de abertura de todas as faixas,   já que a própria rodovia tem apenas duas faixas por sentido.

A liberação de todas as pistas ocasiona, comprovadamente, um aumento de velocidade com alto risco de colisões nas atuais cabines e entre os próprios veículos. Assim, o desvio realizado para duas faixas de operação laterais busca garantir a redução da velocidade dos veículos que trafegam em desrespeito às sinalizações existentes, bem como ao  limite de velocidade do trecho, para que, assim, não se coloque em risco a vida de outros usuários.
 
O trecho está sinalizado, em local adequado e bem anterior ao afunilamento (cerca de 250m), que se inicia como um alerta até que haja o completo desvio para as pistas laterais. Trata-se de uma ação necessária para garantir a segurança do tráfego.

O que diz a Prefeitura de Vila Velha

A reportagem do portal ES360 procurou a prefeitura de Vila Velha, mas até o fechamento não obteve nenhuma resposta.

Demolição na Rodovia do Sol

Embora não tenha uma data definida sobre o início das obras, a demolição das cabines do pedágio deve comecar pela estrutura da Terceira Ponte. Em seguida, a intervenção acontece na Rodovia do Sol.

A previsão inicial para a demolição estava prevista para acontecer em janeiro. No entanto, segundo previsão do Governo, pode acontecer até abril.

A Semobi explicou que o início da demolição deve ocorrer entre 30 e 60 dias. Atualmente, o processo administrativo está em andamento.

Nesta fase, a Semobi realiza o inventário e a retirada dos equipamentos das cabines. Paralelo à isso, tem o trabalho do projeto executivo da obra em si, de retirada das cabines e do trânsito nas antigas praças de pedágio.


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