fbpx

Dia a dia

Alagamento em Cobilândia está “quase 100% resolvido”, diz PMVV

Segundo a secretária Menara Cavalcante, o problema dos alagamentos em Cobilândia não vai mais acontecer

Publicado

em

Em Cobilândia, os moradores enfrentam problemas com os alagamentos. Foto: Divulgação

Os moradores de Cobilândia e bairros vizinhos como Jardim Marilândia e Rio Marinho, em Vila Velha, estão perto de ver os alagamentos na região com os dias contatos. Pelo menos é o que garantiu a secretária de Obras do município, Menara Cavalcante. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em entrevista à Rádio BandNews ES nesta segunda-feira (18), a secretária afirmou que o problema dos alagamentos “está quase 100% resolvido”. A solução para a situação que há anos prejudica os moradores veio com as estações de bombeamento. 

Ouça a entrevista na íntegra:

“O trecho de obras que falta é muito pequeno. A gente assumindo o gerenciamento dessa obra aquele problema não vai acontecer mais”, garantiu. 

E prosseguiu: “Todas as obras para que a bacia de captação de água funcionasse já estão concluídas. Lembrando que a [estação] Laranja também desafoga um pouco o Marinho. A parte do Rio Marinho, Cobilândia, Jardim Marilândia e Jardim de Alah, que é do município vizinho Cariacica, mas que também é beneficiada por essa Ebap (estação de bombeamento), vai receber 100% de combate ao alagamento através dessas estações”. 

A prefeitura também tem realizado outras ações para amenizar os efeitos dos alagamentos na cidade. Entre elas, o desassoreamento dos canais. Entre eles, o da Costa e outro próximo à Rodovia Darly Santos e do Guaranhuns. “Os principais canais de Vila Velha estão passando por intervenções nesse momento e é um serviço continuado”. 

Durante a entrevista, a secretária explicou ainda por que mesmo com as estações de bombeamento os alagamentos continuam acontecendo quando chove forte no município. Entre os bairros mais atingidos estão Praia da Costa, Itapuã, Itaparica e Praia das Gaivotas. A situação acontece por que esses bairros são atendidos pelo Canal da Costa, que tem um estreitamento na região do bairro Coqueiral de Itaparica, o que dificulta o escoamento com mais rapidez.

O impasse, no entanto, também está perto de uma solução. A secretária explicou que uma licitação está sendo feita para fazer a transferência do Canal da Costa, que está estrangulado, para o Canal de Guaranhuns, que tem mais capacidade de escoamento.

Durante as chuvas que atingiram a Grande Vitória nesta segunda-feira, alguns bairros de Vila Velha voltaram a ser prejudicados com os alagamentos. Entre eles, Alvorada, que fica bem perto de Cobilândia.