Dia a dia
Água parada em obra de Vila Velha vira foco de mosquito
No vídeo, é possível ver um foco de mosquitos na poça formada pela lama provocada pelas obras da Prefeitura de Vila Velha

Água parada em obra de Vila Velha vira foco de mosquito. Foto: Reprodução
Nesses dois primeiros meses de 2024, um assunto não sai de cena: o surto de dengue no Espírito Santo. Por isso, a água parada nas obras da Prefeitura de Vila Velha, na rua Antônio Regis dos Santos, em Itapuã, tem preocupado moradores e pedestres. No vídeo feito por uma internauta – que não quis se identificar -, é possível ver um foco de mosquitos na poça formada pela lama provocada pelas obras.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A população é bombardeada com informações diárias de que deve eliminar locais onde o Aedes aegypti possa depositar seus ovos e se desenvolver, como vasos de plantas ou quaisquer lugares com essas características. As mobilizações contra o mosquito transmissor da dengue, do vírus zika e da febre chikungunya devem ser redobradas devido ao aumento do número de casos, principalmente nos canteiros de obras.
> Viu um foco de dengue? Saiba como denunciar na Grande Vitória
Com a epidemia de dengue, o Espírito Santo registrou, de 31 de dezembro a 3 de fevereiro, 12.801 notificações de casos de dengue. Uma criança de 6 anos veio a óbito em Linhares, no Noroeste do estado. A vítima era moradora de São Mateus. Como a vacina da dengue ainda é de acesso limitado, especialistas afirmam que conter a proliferação do mosquito ainda é a melhor forma de prevenir a doença.
Indignada com a proliferação de mosquitos na água parada em meio à obra da rua, a moradora mostra um possível foco de mosquito. “Olha só como está isso aqui. Não tem sossego dentro de casa. Dá para ver nuvens e nuvens – de mosquitos -. Daqui a pouco está tudo dentro das nossas casas. Está difícil”.
A Prefeitura de Vila Velha foi procurada pela reportagem, no entanto, não deu retorno.
VEJA O VÍDEO
O QUE PODE SER UM FOCO DA DENGUE?
Focos de dengue são locais propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. Estes incluem recipientes com água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas, caixas d’água destampadas e outros objetos que acumulam água. O mosquito deposita seus ovos nesses ambientes, e a falta de cuidado facilita o ciclo de vida do inseto. A prevenção envolve eliminar esses focos, impedindo a proliferação do Aedes aegypti e, consequentemente, reduzindo o risco de transmissão da dengue.
COMO DENUNCIAR EM VILA VELHA
Em Vila Velha, quem souber de locais com suspeita de focos de dengue na cidade pode informar à Ouvidoria, telefone 162. Diante da denúncia, a equipe de combate às endemias será acionada e, imediatamente, fará uma visita técnica ao local e tomará as devidas providências.
