fbpx

Dia a dia

Afinal, quantos caranguejos impediram pouso no aeroporto de Vitória?

Administração do aeroporto garante que foi apenas um. Especialista e funcionário afirmam que foram muito mais

Publicado

em

Um avião teve que arremeter por causa da presença de caranguejo na pista. Foto: Reprodução

O aeroporto de Vitória foi cenário de uma cena atípica e polêmica na noite da última terça-feira (21). Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, um piloto avisa aos passageiros que o pouso no terminal atrasaria por causa da presença de caranguejos na pista.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Acredite se quiser, mas a aeronave que pousou pouco à nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista. A torre de controle nos obrigou que arremetêssemos para fazer uma vistoria e recolher esses caranguejos”, disse o comandante da aeronave.

A  Zurich Airport Brasil, administradora do aeroporto, admitiu a suspensão temporária dos pousos, mas não confirmou a informação sobre a “quantidade absurda de caranguejos”. Segundo a empresa, foi constatada a presença de apenas um caranguejo na pista e, mesmo assim, os poucos foram suspensos.

Veja o vídeo:

 

O biólogo e mestrando em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Daniel Gosser Motta explicou a presença dos guaiamuns na área. Segundo Motta, esse tipo de caranguejo é comum em regiões próximas ao mar e preferem locais mais secos, entre o mangue e a mata, situação encontrada no aeroporto de Vitória.  “Os guaiamuns são intimamente ligados aos padrões climáticos das estações e à fase lunar. Eles ficam mais ativos nas luas nova e cheia”, diz ele. Nós estamos na fase de lua nova e, para o biólogo, isso fez a cambada de caranguejos caminhar e parar na pista do aeroporto. “O normal é eles se deslocarem em grupo e há chances de isso voltar a ocorrer”, afirmou o especialista.

Um funcionário do aeroporto ouvido pela reportagem contou que foi solicitada a inspeção após a informação de que muitos caranguejos estariam na pista, mas que a viatura encontrou “apenas alguns”. “Mas só a esteira de turbulência que a turbina da aeronave projeta pode ter jogado os caranguejos para fora. Essa vibração deve ter limpado a pista. Já vi arremetida por capivara, raposa, cobra, mas caranguejo é a primeira vez”, afirmou.

A previsão do biólogo Daniel Gosser Motta sobre a provável repetição do ocorrido pode se concretizar, já que a administração do aeroporto ainda não informou se irá tomar alguma providência específica para evitar a passagem de caranguejo pela pista.

A vigilância continuará sendo feita por uma equipe encarregada dessa tarefa. Se ela falhar, novos pousos podem ser afetados.

O que diz o aeroporto

A Zurich Airport Brasil informa que foi verificada a presença de 1 caranguejo na pista. A equipe de fauna do aeroporto foi acionada. Este é o procedimento padrão previsto para esses casos. Logo após a retirada do animal, as operações seguiram regularmente. A aeronave do vídeo pousou cerca de 10 minutos depois do speech do comandante. Ocorrência por volta de 23h10 de segunda-feira.

A equipe de fauna atua 24 horas no aeroporto e há diversos programas preventivos de afugentamento de animais e para segurança operacional.

 

 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui