Dia a dia
Afinal, quando os quiosques da Praia da Costa serão abertos?
A última previsão para a abertura dos quiosques era no último dia 10 de junho, mas foi adiada

A nova previsão é que os quiosques sejam entregues até o dia 10 de julho. Foto: Josué de Oliveira
Moradores, turistas e frequentadores da Praia da Costa, em Vila Velha, estão na expectativa pela abertura dos novos quiosques Encontro da Praia. Conhecidos como “Asa Delta”, eles estão localizados próximos à Curva da Sereia e passam por reforma. Mas, afinal, quando será a inauguração?
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A última previsão da empresa IG Sabor Alimentos, responsável pela concessão dos quiosques, era que a abertura aconteceria no dia 10 de junho, no Dia dos Namorados. No entanto, o prazo não foi cumprido.
Agora, segundo o proprietário da empresa, Guilherme Rodrigues, a inauguração deve ocorrer em uma nova data. “Estou finalizando [a obra]. A data exata ainda não sei, mas será entre os dias 6 e 10 de julho”, afirmou.
A obra sofreu atrasos devido à demora na ligação do gás e a uma alteração no projeto original. Dos três quiosques, dois serão unificados, enquanto o terceiro ainda está em análise para definir se será incorporado ou não aos demais.
A mudança no projeto afeta apenas os dois quiosques que ficam próximos. O terceiro, mais distante, já teve a obra concluída e conta com sistema de gás instalado. Contudo, a inauguração depende da conclusão das outras unidades.
A concessionária explicou que, durante a espera pela ligação do gás, foi identificado que a cozinha projetada inicialmente era pequena para atender à demanda prevista. Por isso, o projeto foi revisto e a cozinha será ampliada, o que também contribuiu para o atraso.
Cada quiosque terá dois banheiros — um masculino e um feminino. A capacidade das duas unidades unificadas será de cerca de 150 pessoas. Já o quiosque mais afastado poderá atender até 70 clientes. Sobre o cardápio, a IG Sabor Alimentos informou que a proposta dos novos quiosques é priorizar a comida de boteco.
Desocupação dos quiosques
Em junho do ano passado, uma decisão da Justiça determinou a desocupação dos seis quiosques, em resposta a uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público Estadual (MPES) em 1997, após várias queixas da Associação de Moradores da Praia da Costa (AMPC). As reclamações envolviam violações ao termo de permissão de exploração e ao Código de Posturas de Vila Velha, incluindo a venda indevida de bebidas alcoólicas, proliferação de lixo e outras irregularidades.
