Dia a dia
Afinal, quando o Restaurante Popular de Vitória vai abrir? Entenda
O restaurante popular vai servir diariamente 2.100 refeições, divididas em 1600 almoços e 500 jantares; a primeira hora será para o público prioritário
O Restaurante Popular de Vitória vai servir diariamente 2.100 refeições, divididas em 1.600 almoços e 500 jantares. A obra, localizada no bairro de Santa Maria, foi entregue na última sexta-feira (5), com um investimento próprio do município de R$ 3 milhões.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Apesar da obra ter sido entregue, o Restaurante Popular não tem data para reabrir as portas devido ao parágrafo 10 do artigo 73 da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, que proíbe a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pela Administração Pública, exceto em casos de calamidade pública ou programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, o que não se aplica no momento.
A Prefeitura de Vitória formalizou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), que permitirá não apenas a oferta das refeições, mas também transformará o espaço em uma cozinha-escola para capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social.
> Cafe De La Musique: orla de Vila Velha terá novo beach club
Segundo a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, além do equipamento ser transformado em cozinha-escola, outra novidade é que funcionará aos finais de semana e feriados, servindo também jantar. As refeições serão nutricionalmente balanceadas, sendo prato principal, sobremesa e suco.
“Firmamos um compromisso com o Senac para executar junto deles. O público prioritário, que será atendido pagando tarifa subsidiada, serão os cadastrados no CadÚnico. Esses também terão acesso aos cursos que serão oferecidos na cozinha-escola”, pontuou a secretária.
Cerca de 30% dos alimentos preparados no equipamento serão de hortifrúti e granjeiros da agricultura familiar. “O que comemos impacta diretamente na nossa saúde, por isso há uma preocupação com o preparo das refeições, sempre incluindo proteínas, fibras e carboidratos de qualidade”, frisou a secretária.
REABERTURA DO RESTAURANTE POPULAR
Com o objetivo de garantir o acesso a refeições nutricionalmente adequadas, com preços acessíveis e diferenciados conforme o perfil socioeconômico do usuário, serão servidas diariamente 1600 almoços e 500 jantares.
> Espírito Santo pode ganhar rota turística da Torta Capixaba
Durante o serviço, será priorizado o público usuário dos equipamentos da Assistência Social da cidade, com a primeira hora de funcionamento dedicada exclusivamente a eles. Após esse período, o restaurante será aberto ao público geral.
As contratações dos funcionários também visam oferecer oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade social, mulheres vítimas de violência e ex-detentos do Sistema Prisional.
ESTRUTURA
O Restaurante Popular foi inaugurado em dezembro de 2005. Em 2012, teve sua sede própria na Ilha de Santa Maria inaugurada, mas suas atividades foram interrompidas em dezembro de 2016, permanecendo o imóvel fechado desde então.
A reforma contemplou a reestruturação completa do prédio, incluindo salas administrativas, de nutricionistas e assistentes sociais, áreas para recebimento e preparo de alimentos, depósitos, câmara fria, estoque, cozinha industrial, vestiário para funcionários e banheiros.
As intervenções também incluíram medidas sustentáveis como o uso de lâmpadas de LED, torneiras de pressão com arejadores e redutores de vazão para economia de água, atendendo à Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan – Lei nº 11.346/2006), na qual o restaurante se enquadra como unidade de proteção alimentar, além de cumprir a Lei Municipal 8.401/2012 – SisanVix.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui