Dia a dia
Afinal, pode ou não pode fotografar no Convento da Penha?
Em um vídeo publicado em uma rede social um visitante diz que foi impedido de fotografar no Convento da Penha
Um vídeo publicado em uma rede social neste fim de semana gerou polêmica. As imagens foram gravadas no campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, e mostram uma confusão envolvendo um visitante e um funcionário do local.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O visitante alega que foi impedido de fotografar na área do ponto turístico mais visitado do Espírito Santo. Ele relata que foi abordado por um homem que dizia ser “gerente do Convento” e que não seria permitido realizar o registro no local. Ainda na publicação, o visitante mostra que não estava na área religiosa e que no local existe um fotógrafo que comercializa imagens de fiéis, moradores e turistas. Veja as imagens:
Ver essa foto no Instagram
O vídeo logo ganhou repercussão nas redes sociais, pois é comum ver pessoas registrando o momento de fé, a bela paisagem ou até mesmo fazendo ensaios fotográficos com profissionais.
Para esclarecer as dúvidas que surgiram após a publicação, entramos em contato com o Convento da Penha, que informou não haver qualquer proibição em relação a tirar fotos. Pelo contrário, o Convento sempre acolheu todos. “Tem noivas que fazem ensaios, tem casais, crianças, todos fazem fotos”, explicou a assessoria.
A assessoria ainda informou que o Convento não permite que ofereçam serviços no local, como cobrar para fazer fotos dos visitantes e explicou ainda que homem que aparece nas imagens é funcionário da lanchonete e que entrará em contato para entender o que de fato aconteceu.
Entramos em contato com a pessoa que registrou e publicou o vídeo, mas ainda não obtivemos retorno. A matéria será atualizada caso haja retorno.
Símbolo do estado
Um dos pontos turísticos mais conhecidos do Espírito Santo, o Convento da Penha é o símbolo do estado. Localizado em um penhasco de 154 metros de altitude, o santuário é um dos locais de devoção mariana mais antigos do Brasil.
A construção do Convento começou em 1568, quando foi construída a primeira Capelinha do local. Ao longo dos anos, a Capelinha passou por diversas restaurações até que foi criada a Capela-Mor, conhecida pela maioria das pessoas que já viram ou visitaram o Convento.
No interior do Convento, é possível encontrar pinturas e esculturas de grande valor histórico além de ruínas do período da escravidão no Brasil. Além disso, com uma vista privilegiada das cidades de Vila Velha e Vitória, o monumento apresenta uma trajetória histórica do Espírito Santo, que pode ser observado em todos os cantos do local.
Em 1943, o Convento da Penha foi tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1943.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui