fbpx

Dia a dia

Aeroporto de Vitória não tem previsão de voos internacionais diretos

Companhias chegaram a anunciar voos para Buenos Aires, mas o projeto acabou não decolando pela baixa demanda

Publicado

em

Não há previsão para operação de voos internacionais no aeroporto de Vitória. Foto: Josué de Oliveira

O desejo do capixaba de fazer viagens internacionais com voo partindo diretamente do aeroporto de Vitória está cada vez mais distante. Pelo menos foi essa a avaliação da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o terminal.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, não existe a possibilidade a curto prazo de voos internacionais decolarem da Capital.

Embora o terminal tenha capacidade para operar esse tipo de rota, não existe uma demanda suficiente para fazer a operação.

Segundo ele, o trabalho que a Zurich faz é de monitorar e acompanhar com as companhias aéreas as potencialidades de possíveis destinos fora do Brasil.

“Nós temos esse trabalho constante, mas o que a gente percebe é que o mercado de voos internacionais ainda não voltou 80% após a pandemia”.

Em 2018, as companhias aéreas chegaram a anunciar que fariam rotas para Buenos Aires, na Argentina, a partir de janeiro de 2019. No entanto, a promessa não decolou.

Na época, as empresas assinaram um contrato com o Governo do estado dentro do programa Compete-ES que tinha como objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação do setor produtivo por meio de incentivos fiscais.

“O que a gente vê hoje é o desenvolvimento de voos internacionais para Vitória ficando um pouco mais para o futuro. Difícil cravar uma data, mas nesse momento não vemos rotas internacionais em Vitória como algo em um horizonte de curto prazo. Não existe hoje uma demanda grande, infelizmente”, explicou Gesse.

Cargas

A única rota internacional feita do aeroporto de Vitória é para Miami, nos Estados Unidos, mas somente para o transporte de cargas.

Na semana passada, inclusive, a Azul anunciou  a ampliação das suas operações em Vitória. O acordo assinado com a Zurich Airport Brasil, concessionária responsável pelo aeroporto da capital capixaba.

O espaço funciona no antigo saguão, desativado em 2018, que será destinado à expansão do terminal de cargas (TECA) liderado pela Azul, que será 64% maior em relação a área atual.

A expectativa é de que a operação comece até o final do ano. A Azul Cargo transporta mensalmente uma média de 393 mil pacotes, o equivalente a 1,2 mil toneladas. Com a expansão, a expectativa é que a demanda média cresça para 432 mil pacotes, totalizando 1,3 mil toneladas, representando um crescimento de 10%.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui