fbpx

Dia a dia

Aeroporto de Vitória inspira criação de salas multissensoriais em aeroportos

Desde fevereiro de 2023, o Aeroporto de Vitória, administrado pela Zurich Airport Brasil, conta com uma sala multissensorial

Publicado

em

Sala Multissensorial Aeroporto de Vitória

Sala Multissensorial Aeroporto de Vitória. Foto: Divulgação

O Aeroporto de Vitória foi uma das referências para o governo federal na criação do Programa de Acolhimento aos Passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências, anunciado nesta terça-feira (5). A iniciativa, que visa implantar até 2026 salas multissensoriais em 20 aeroportos do Brasil, começa a ganhar força após o sucesso do projeto implementado no terminal capixaba.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Desde fevereiro de 2023, o Aeroporto de Vitória, administrado pela Zurich Airport Brasil, conta com uma sala multissensorial voltada para o conforto de passageiros com TEA. A ideia foi inspirada no conceito do “Aeroporto para Todos”, que busca promover inclusão por meio de ambientes adaptados. O projeto foi pioneiro no Brasil, com destaque para as ações de acolhimento e a criação de espaços com iluminação suave e estímulos variados, ajudando passageiros sensíveis ao ambiente movimentado dos terminais.

Junto com o Aeroporto Internacional de Florianópolis, o terminal capixaba foi premiado no Prêmio ANAC SAC Acessibilidade 2023, em reconhecimento ao alto nível de acessibilidade oferecido. Além disso, o programa “Aeroporto para Todos” também recebeu reconhecimento internacional, colocando a Zurich Airport Brasil entre as finalistas do Airport Honour Awards at International Airport Summit 2023.

Com o anúncio do governo federal, que prevê a implementação de 20 salas multissensoriais até 2026, o modelo capixaba servirá de base para outras operações em aeroportos do país. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, as primeiras salas serão inauguradas no primeiro trimestre de 2025.

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enfatizou a importância do pioneirismo de iniciativas como a do Aeroporto de Vitória, afirmando que o projeto serve como referência para a criação de políticas públicas de inclusão. O CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, destacou que a implementação dessas salas é um reflexo do compromisso com a acessibilidade e a inclusão, reconhecendo a importância de expandir o conceito para outros terminais.

Até o final deste ano, o Aeroporto Internacional de Natal, também administrado pela Zurich Airport Brasil, contará com sua própria sala multissensorial e um banheiro para pets, ampliando as ações do programa de inclusão.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui